Saúde premia humanização implantada no Centro de Oncologia do Mário Gatti

04/09/2003

O Programa de Humanização voltado para pacientes submetidos ao tratamento de radioterapia e quimioterapia, no Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG), está entre os vinte trabalhos contemplados com o Prêmio Experiências Exitosas do Paidéia. A premiação ocorreu no último dia 29, na Estação Cultura, durante a comemoração de dois anos da implantação do Programa Paidéia Saúde da Família.

O trabalho, desenvolvido no Centro de Oncologia do HMMG, inclui acolhimento ao paciente e familiares, avaliação psicossocial, suporte informativo, além de orientação sobre o tratamento e funcionamento do serviço.

No saguão do prédio de Radioterapia e Oncologia também foi instalado um espaço para crianças, com brincadeiras e biblioteca. O ambiente foi preparado para proporcionar descontração, lazer e entretenimento aos pequenos pacientes que necessitam de tratamento.

Música ambiente

O Pograma de Acolhimento incluí, ainda, música ambiente na sala de aplicação. Conforme explica a psicóloga do Centro de Oncologia, Nely Aparecida Guernelli Nucci, a música objetiva o relaxamento, ao mesmo tempo em que estimula a reflexão e tranqüiliza o ambiente. Cabe ao paciente decidir se deseja ou não a música durante a radioterapia.

A psicóloga ressalta que são muitos os medos e preconceitos em relação à radioterapia. "Existem, ainda, as dificuldades reais que envolvem sentimentos de abandono pela solidão na sala de aplicação, o desconforto da imobilização e do posicionamento durante o procedimento", explica.

Nely reforça a eficácia do Projeto de Humanização com uma citação do oncologista norte-americano Carl Simonton que entende que "o estado emocional e mental tem uma função importante, tanto no que diz respeito à suscetibilidade à doença, incluindo o câncer, como na recuperação de qualquer enfermidade".