Saúde notifica surto de catapora em seis escolas

04/09/2003

A Vigilância Epidemiológica de Campinas registrou, somente nesta quinta-feira, 4 de setembro, surto de catapora (varicela) em seis escolas de ensino infantil e fundamental da cidade. As notificações de hoje somam 79 casos da doença. As ocorrências são de escolas da área do Santa Bárbara e do Eulina, na região Norte, e da abrangência do Jardim Itatinga e do Dic 1, na região Sudoeste.

No total, a Secretaria de Saúde de Campinas já notificou 115 casos da doença. A Vigilância solicitou, para a Direção Regional de Saúde (Dir 12), doses de vacina contra a doença para as crianças que freqüentam as escolas atingidas.

As notificações começaram há 15 dias quando a Secretaria de Saúde de Campinas divulgou informe para todos os serviços da rede municipal de saúde onde alertava para que os profissionais passassem a estar atentos para registrar e investigar surtos de varicela.

A estratégia para o controle da doença foi reforçada depois que a Secretaria de Saúde de Campinas foi informada pela Dir 12 da ocorrência de surtos em cidades vizinhas.

No estado de São Paulo, 22 municípios enfrentam surtos da doença. Até agosto, haviam sido notificados 1.603 casos, com nove mortes. A situação mais grave é de Limeira onde, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, mais de 750 pessoas já foram atingidas e duas crianças morreram em decorrência de complicações da doença.

Medidas de controle

Segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, os profissionais, ao registrarem os primeiros casos suspeitos, devem desencadear todas as medidas de controle necessárias para evitar a disseminação da varicela e o aparecimento de complicações. "Os profissionais devem monitorar o aparecimento de casos novos", diz.

Brigina explica que a varicela, também chamada catapora, não é uma doença de notificação obrigatória. No entanto, de acordo com ela, surtos e epidemias devem ser registrados e acompanhados para que se conheça melhor o comportamento da doença.

Saiba mais – A catapora é uma doença altamente contagiosa e acomete mais as crianças. No entanto, pode atingir também adolescentes e adultos que não tenham tido catapora antes. Ocorre com mais freqüência no final do inverno e início da primavera.

É causada por um vírus e fica incubada de 7 a 21 dias. Depois evolui. O vírus é especialmente adaptado para atacar a mucosa do aparelho respiratório e se propaga facilmente de pessoa para pessoa pelas gotinhas de saliva deixadas no ar ao falar, espirrar, tossir e também pelo contato direto com as lesões.

Os sintomas são febre moderada, dor de cabeça, cansaço e mal-estar. As lesões na pele aparecem, geralmente, primeiro no couro cabeludo e são mais freqüentes no tronco. Nos casos mais graves, podem acometer rosto, braços e pernas. Em alguns casos, estão presentes na boca, garganta e olhos.