Dia do abraço - Hospital Cândido Ferreira

05/09/20003

Dia 10 de setembro, das 8:30 às 12:00, o Centro de Convivência e Arte e o Projeto "Casa Escola" do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em parceria com o Centro de Saúde e a SubPrefeitura de Sousas, realizam nos Jardins do Cândido Ferreira, o 3º DIA DO ABRAÇO. Este ano e evento tem como tema "Humanidade e Meio Ambiente: A MORADA TERRA!".

A iniciativa teve início no ano de 2001, logo após o assassinato do Prefeito Antônio da Costa Santos e da queda das torres gêmeas de Nova York. Naquele ao teve a importância do afeto como tema. Em 2002 a ameaça do terrorismo e uma guerra eminente fizeram com que o tema escolhido fosse "A paz". Este é o "Ano internacional da Água Doce". O tema meio ambiente vem alertar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Preservar o meio ambiente é preservar a própria vida, e a reconstrução de uma vida em harmonia é fundamental para a saúde, inclusive a saúde mental.

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, desde 1993, é considerado referência em tratamento de saúde mental no Brasil, pela OMS. O Cândido Ferreira trabalha em co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, desde 1990. Esta parceria viabilizou o processo de humanização das formas de cuidar. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos hoje são feitos em toda cidade, construindo a reinserção social dos usuários.

Programação:

Nos jardins do Cândido:

7:00h - Acolhimento dos participantes em frente ao Centro de Saúde de Sousas
8:30h - Lian Gong com as Agentes de apoio do Paidéia e convidados.
8:45h - TREM para formarmos as Rodas de Celebração da Vida
9:15h - Ginástica Harmônica
10:00 - Audição Coletiva da exibição do Programa "Maluco Beleza", sobre o Ano internacional da Água Doce * 1
10:30h - Plantio das árvores * 2
11:00h - Palavra Aberta, distribuição de Flores e Pão

No Centro de Sousas:

11:30h -  Visita ao Centro Histórico de Sousas com os convidados da cidade de Araras
No Salão Paroquial da Igreja Santana - Sousas

11:45h - Roda de conversa com Máximo Guirello (erborista), sobre o uso o uso de ervas medicinais e aromáticas na primavera.

Toda a programação é gratuita e aberta a toda população.

IMPORTANTE:

* 1 - Maluco Beleza é o  nome do programa de rádio realizado pelos usuários do Cândido Ferreira, que vai ao
ar todo dia 10 de cada mês, às 10h, com reprise às 22h, pela Rádio Educativa FM (101,9 MHZ).

* 2 - Para o ritual de plantio das árvores, 10 espécies raras foram doadas pela ONG Ambiente Total. Entre elas
uma muda de "BAOBÁ", a árvore de maior tronco do mundo. Segundo a ONG, esta será a oitava árvore a ser plantada no Brasil.

Jardins do Cândido: Rua Antônio Prado, 430, Sousas, Campinas/SP