Saúde abre no domingo a Primeira Semana de Epilepsia

05/09/2003

Neste domingo, dia 7, com uma corrida em Barão Geraldo, Campinas inicia a Primeira Semana de Epilepsia, promovida pelo Projeto Assistência a Saúde a Pacientes com Epilepsia (Aspe) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

As atividades, que se estendem até o dia 13, prosseguem na segunda-feira, dia 8, com o grupo de apoio para pacientes e familiares, no Complexo Ouro Verde. Na terça-feira, dia municipal, nacional e latino-americano de epilepsia, haverá capacitação de profissionais de saúde da Prefeitura com a participação de agentes do Programa Paidéia. Neste mesmo dia haverá apresentação do Coral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os programas de capacitação seguem na quarta e quinta-feira para estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Na sexta, a semana da epilepsia tem continuidade no Teatro Castro Mendes, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas. Sábado vai ao ar pela Rádio Muda (FM 105,7) da Unicamp o Programa Convulsom.

Números

Dados apresentados pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), mostram que, no mês de julho, de um total de 3.937 solicitações, 255 foram ocorrências de pacientes com convulsão.

Números da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a prevalência esperada de epilepsia na população nacional é de 1,8% ou seja, mais de 3 milhões de indivíduos.

Numa pesquisa recente promovida pela ASPE em Barão Geraldo, região Norte da cidade, foram registrados 650 casos suspeitos de epilepsia dentro de uma amostra populacional de 20 mil moradores. Desses suspeitos espera-se que, aproximadamente, metade esteja na condição de portador da epilepsia.

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Projeto Aspe esperam estender essa pesquisa para todos os bairros do município, capacitando todas as equipes do Paidéia para atender pacientes com epilepsia.

De acordo com o Presidente do Projeto Aspe, o neurologista Li Li Min, grande parte das pessoas com epilepsia não recebem tratamento adequado e têm uma qualidade de vida ruim. "Além disso, existe um impacto sócio-econômico grande porque parte destas pessoas não vão a escola, não trabalham ou exercem subempregos", diz Li Min.

Ele lembra que o tratamento para epilepsia existe há mais de cem anos e é altamente eficaz no controle das crises. Com isso, pode-se melhorar a qualidade de vida das pessoas com epilepsia e também a de seus familiares.

Programação da semana

• Domingo, dia 7, às 9h – Corrida com a participação da Epilepsia em Barão Geraldo. Maiores informações: Fabrício, telefone: (19) 3788-7392 ou e-mail: fabricio@aspebrasil.org

• Segunda-feira, dia 8, às 11h - Grupo de apoio para pacientes com epilepsia e familiares no Complexo de Saúde Ouro Verde. Maiores informações: Susana, telefone: (19) 3266-8888 ramal 5 ou e-mail: susanamory@yahoo.com

• Terça-feira, dia 9 - DIA MUNICIPAL, NACIONAL E LATINO-AMERICANO DE EPILEPSIA
    • 8 às 12h - Capacitação de profissionais da saúde
    • 12h às 14h - Coral da UNICAMP
    • 14h às 17h - Capacitação de profissionais da saúde

Encerramento deste dia com um breve pronunciamento da Secretária da Saúde da cidade de Campinas, Maria do Carmo Carpintéro.

• Quarta-feira, dia 10:
    • 13h às 17h - Capacitação para estudantes do 5º ano na UNICAMP
    • 18h30 - Palestra aberta para comunidade "Epilepsia saindo das sombras" no Salão Vermelho da Prefeitura

• Quinta-feira, dia 11, das 13h às 17h – Capacitação para estudantes do 5º ano na UNICAMP

• Sexta-feira, dia 12, às 20h - Orquestra Sinfônica de Campinas, no Teatro Castro Mendes

• Sábado, dia 13, às 13h - Programa Convulsom na Rádio Muda (FM 105.7)

Juntamente com estas atividades, estarão sendo distribuídos folders sobre epilepsia.

Maiores informações da semana da epilepsia, entrar em contato com:
Paula
paula@aspebrasil.org ou Ana Lúcia analucia@aspebrasil.org