Prefeitura recebe 620 doses contra a catapora

09/09/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu nesta terça-feira, 9 de setembro, 620 doses contra a varicela (catapora) para vacinar crianças de oito instituições entre escolas municipais e entidades filantrópicas que atendem crianças com até cinco anos de idade. No total, nas últimas três semanas, a Secretaria de Saúde de Campinas notificou 194 casos da doença em 15 instituições.

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura solicitou, para a Direção Regional de Saúde (Dir 12), 1.038 doses da vacina contra a doença para as crianças que freqüentam as escolas atingidas. No entanto, a liberação das doses depende de avaliação conjunta das secretarias de Saúde do Estado e do Município.

"As duas instâncias avaliam a possibilidade de vacinar as crianças de acordo com a faixa etária do grupo atingido e leva em conta também a data do registro do último caso", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Brigina explica que a vacina contra a catapora não está disponível na rotina na rede pública de saúde por não fazer parte do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. No entanto, este ano, a Secretaria de Estado da Saúde adquiriu doses para disponibilizar, mediante avaliação, em surtos em instituições coletivas.

A vacina é apenas um dos cuidados a serem adotados em casos de surto de catapora. Segundo Brigina, também é recomendado afastar as crianças de creche ou escola até o sexto dia após o aparecimento das lesões, além de manter cuidados adequados de higiene e manter as unhas das mãos das crianças doentes bem aparadas, para evitar lesões que propiciam infecção por bactérias.

Também é importante, de acordo com Brigina, procurar um serviço de saúde para avaliação. Outra recomendação é não dar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico para crianças com varicela pois pode causar complicações graves.

As escolas também não devem receber novos alunos até 21 dias após o último caso. E os casos devem ser notificados o mais rápido possível, para avaliar a possibilidade e a indicação de aplicação de vacina.