Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a raiva animal

11/09/2003

A Prefeitura de Campinas inicia, no próximo final de semana,13 e 14 de setembro, a campanha de vacinação contra a raiva animal. Os primeiros a serem vacinados serão cães e gatos da Região Noroeste de Campinas. A vacinação ocorre, gradativamente, nas outras regiões da cidade em sábados e domingos até o final de setembro e também nos primeiros finais de semana de outubro. As doses são gratuitas e os postos de vacinação funcionam das 8h às 17h.

No sábado, 13 de setembro, as equipes da Secretaria de Saúde vão vacinar animais dos bairros Vila Perseu, Parque Tropical, Jardim Novo Londres, Jardim Roseira, Jardim Campos Elíseos, Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Ipaussurama, Satélite Íris 1, Vila União, Novo Ipaussurama, Vila Castelo Branco, Jardim Londres, Jardim Garcia e Nóbrega.

No domingo, 14, a vacinação será nos bairros Florence, Rossin, Nova Esperança, Parque da Amizade, Princesa D´Oeste, Satélite Íris 3, Residencial Cosmos, Monte Alto, Valença, Itajaí, Santa Rosa, Novo Maracanã, Jardim Lisa, Jardim Santa Clara, Parque Floresta, Campina Grande, Residencial São Luís e Residencial São Bento.

A raiva é causada por um vírus. A doença acomete os mamíferos e não tem cura. O animal doente elimina o vírus pela saliva e pode transmiti-lo quando morde, arranha ou lambe outro animal ou o homem.

Segundo o médico veterinário Yuri Feltrin, do Distrito de Saúde Noroeste, cães e gatos são os principais transmissores de raiva para as pessoas. "Por isso, a vacinação destes animais, que deve ser feita todos os anos, é fundamental para evitar que a doença acometa o homem", diz Yuri.

A meta da Secretaria de Saúde de Campinas é vacinar 20 mil animais na Região Noroeste. No ano passado, segundo Yuri, foram vacinados pouco mais 19 mil naquela área da cidade. As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses, nos telefones 3245 2268 ou 3245 1219.

Yuri Feltrin informa que a vacinação na Região Noroeste vai mobilizar mais de 350 servidores municipais. Aqueles que vão atuar na aplicação de vacinas e na contenção dos animais recebem, há anos, treinamento que inclui aulas teóricas e práticas para trabalhar na campanha. Além disso, todos eles receberam, em anos anteriores, vacina contra a raiva – procedimento chamado de tratamento de pré-exposição.

Próximas etapas
Confira as datas das próximas etapas da Campanha de Vacinação abaixo:

20 e 21 de setembro: região Sul
27 e 28 de setembro: região Sudoeste