Saúde promove pesquisa para aperfeiçoar estratégias de vacinação contra a raiva animal

12/09/2003

Estudo será feito durante a campanha da anti-rábica que começa neste final de semana

Pela primeira vez na história de Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde vai fazer uma pesquisa para aperfeiçoar as estratégias de vacinação contra a raiva animal na cidade. O estudo será promovido com apoio de alunos de medicina veterinária e ocorre junto com a campanha de vacinação que começa neste final de semana, 13 e 14 de setembro, e se prolongará por todos os sábados e domingos deste mês e, ainda, nos dias 4 e 5, 11 e 12 de outubro.

Segundo a médica veterinária Jeanete Trigo Nasser, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, durante a campanha serão aplicados questionários com perguntas referentes à distância que a pessoa teve que percorrer para ter acesso ao posto de vacinação, avaliação sobre a localização do posto e sobre o atendimento da equipe. O cidadão também vai poder fazer sugestões.

A pessoa ainda vai responder, se quiser, algumas questões relacionadas à posse responsável. O objetivo é conhecer que parcela da comunidade leva o animal ao veterinário, se o seu animal sai às ruas, se recebe medicação contra verminoses e vacina contra a raiva animal, se é castrado e, caso a resposta seja negativa, se castraria o animal e se poderia pagar pela cirurgia.

"Desta maneira, a Secretaria de Saúde vai poder aperfeiçoar as estratégias não somente da campanha de vacinação, mas também de vigilância e controle da raiva animal além de recolher subsídios para implementar uma política de controle da população animal na cidade", diz Jeanete. A meta, segundo a veterinária, é aplicar 2 mil questionários.

Os primeiros cidadãos a participarem da pesquisa são os moradores da região Noroeste de Campinas, área em que a campanha ocorre neste final de semana.

Os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h e não é necessário pagar pelas doses. Para informar a comunidade sobre a campanha, um carro de som vai percorrer as ruas dos bairros da região no final de semana. A meta, em toda cidade, é vacinar 111 mil animais entre cães e gatos.

A vacina não tem contra-indicações e até cadelas e gatas em gestação devem tomar a dose. "Queremos fazer uma convocação especial para que os donos de gatos levem seus animais ao posto de vacinação. A cobertura vacinal de gatos em Campinas é baixa", finaliza Jeanete.

As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses, nos telefones 3245 2268 ou 3245 1219.

Locais de vacinação deste final de semana:

No sábado, 13 de setembro, as equipes da Secretaria de Saúde vão vacinar animais dos bairros Vila Perseu, Parque Tropical, Jardim Novo Londres, Jardim Roseira, Jardim Campos Elíseos, Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Ipaussurama, Satélite Íris 1, Vila União, Novo Ipaussurama, Vila Castelo Branco, Jardim Londres, Jardim Garcia e Nóbrega.

No domingo, 14, a vacinação será nos bairros Florence, Rossin, Nova Esperança, Parque da Amizade, Princesa D´Oeste, Satélite Íris 3, Residencial Cosmos, Monte Alto, Valença, Itajaí, Santa Rosa, Novo Maracanã, Jardim Lisa, Jardim Santa Clara, Parque Floresta, Campina Grande, Residencial São Luís e Residencial São Bento.

Próximas etapas

São as seguintes as datas das próximas etapas da Campanha de Vacinação:

20 e 21 de setembro: região Sul
27 e 28 de setembro: região Sudoeste