Saúde promove vacinação domiciliar contra a raiva animal na região Noroeste

16/09/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, 17 de setembro, na região Noroeste da cidade, vacinação domiciliar contra a raiva para cães e gatos de proprietários que possuem um número grande de animais. São situações especiais como o de uma residência no Jardim Campos Elíseos, que abriga mais de trinta gatos. Neste caso, os moradores relatam dificuldades para levar todos os felinos ao posto durante a campanha de vacinação que ocorre anualmente.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) solicitou às equipes dos 46 Centros de Saúde da Prefeitura um levantamento total dos casos especiais da área de abrangência de cada serviço. A partir desses dados, as equipes irão avaliar a probabilidade de levar as doses até as residências. Os animais da região Noroeste serão os primeiros a receber as doses em casa porque a campanha de 2003 foi iniciada lá no último final de semana.

A Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste informou que superou a meta de vacinar mais de 20 mil animais contra a raiva naquela área da cidade. Em relatório preliminar divulgado nesta terça-feira, 16 de setembro, já havia sido atingida a marca de 21 mil.

Segundo o médico veterinário Yuri Feltrin, da Secretaria de Saúde, o número representa pelo menos 20% a mais do que o número de animais vacinados no ano passado na Região, que chagou a pouco mais de 19 mil. "É um resultado muito bom, principalmente se levarmos em conta o grande número de gatos vacinados", afirma Yuri.

Estratégias

O atendimento domiciliar faz parte das ações desencadeadas pela Prefeitura para aperfeiçoar as estratégias da vacinação contra a raiva animal na cidade e será feito em cada região na semana após a campanha. A vacinação, que começou no último final de semana, 13 e 14 de setembro, na região Noroeste, se prolongará por todos os sábados e domingos deste mês e, ainda, nos dias 4 e 5, 11 e 12 de outubro.

Nos próximos sábado e domingo, 21 e 22 de setembro, a vacinação ocorre nos bairros da região Sul. No sábado, dia 20, haverá postos no Jardim Nova York, Itatiaia, Carlos Lourenço, Esmeraldina, Tamoio, Parque Figueira, Jardim Nova Europa, São Vicente, Von Zuben, São Gabriel, Vila Formosa, Jardim Centenário, Vila Joaquim Inácio, Vila Marieta, Vila Carminha, Jardim Pita, Vila Ypê, Jardim dos Oliveiras, Parque Jambeiro, Jardim Amazonas, Paranapanema, Ouro Branco, Proença, São Fernando e Ponte Preta.

No domingo, 21, a vacinação ocorre no São Domingos, Campo Belo I, Jardim Fernanda, Vila Palmeiras, Jardim Campo Belo II, Carvalho de Moura, Gleba B, Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Jardim do Lago II, Parque Centenário, Vila Saltinho, São Bernardo, Parque Industrial, Vila Industrial, Ponte Preta, Jardim Leonor, Parque Itália.

Também haverá postos volantes na área rural nos bairros Três Vendas, Pedra Branca e Reforma Agrária.

No final de semana de 27 e 28 de setembro a vacinação será na região Sudoeste. Em 4 e 5 de outubro na região Leste e, por último, em 18 e 19 de outubro, na região Norte. A vacinação é gratuita.