Projeto do Centro de Saúde do Jardim Aurélia recebe prêmio

17/09/2003

Por Silvio Anunciação e Fátima Solange

O projeto "Sistematização ao atendimento de pessoas restritas ao leito e ao lar por doença", desenvolvido desde julho de 2002 no Centro de Saúde Jardim Aurélia, região norte de Campinas, está entre os cinco contemplados com o Prêmio "Experiências Exitosas do Paidéia".

Com 120 trabalhos inscritos, a premiação fez parte das comemorações do segundo aniversário do Programa Paidéia Saúde da Família, em agosto. A iniciativa teve por objetivo elevar o nível de qualidade nos serviços de saúde prestados à população.

Maria Ângela Fernandes Sant´ana, coordenadora do Centro de Saúde Jardim Aurélia, conta que parte do prêmio de três mil reais será revertido para o próprio projeto.

As visitas domiciliares são as principais ações do grupo, capacitado para atender pacientes confinados nos leitos e nas residências. A equipe é composta por médico generalista, ginecologista-obstetra, enfermeira, agentes de saúde e auxiliares de enfermagem e outros profissionais de saúde mental.

Até agora, 232 famílias já foram visitadas pela equipe de saúde que atendeu 158 pacientes com uma média de dezenove atendimentos por mês. De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde, o projeto segue as mesmas diretrizes do programa Paidéia Saúde da Família, implantado em agosto de 2001.

A promoção e prevenção da saúde na comunidade, com o acolhimento humanizado, o atendimento clínico de qualidade e participação da comunidade são as principais características do projeto. "Nossa intenção é que esse projeto não fique restrito somente ao Centro de Saúde Jardim Aurélia, mas que seja estendido a toda a rede de saúde", diz a coordenadora.

Maria Ângela Fernandes lembra, ainda, que o objetivo vai além da simples identificação da doença. A intenção, segundo ela, é aperfeiçoar os cuidados aos acamados, identificar as causas das enfermidades e trabalhar na prevenção.

Iniciativas como a criação de "grupos de cuidadores", além da classificação dos pacientes em níveis de risco, segundo Maria Ângela, facilitam o trabalho das equipes e trazem benefício aos pacientes.

"Essas ações são importantes porque criam uma autonomia para os familiares, uma vez que os cuidados ocorrem nas práticas do dia-a-dia", explica a coordenadora.

Serviço

O Centro de Saúde do Jardim Aurélia atende, em média, 800 pacientes por dia. É referência para uma população estimada em 44.294 habitantes. O Centro funciona na Rua Licínia Teixeira de Souza, 331, Vila Prooste de Souza. Contatos podem ser feitos pelos telefones 3243-5182 e 3213-7822.

Trabalho melhora qualidade de vida de paciente acamado

O campineiro Antônio Carlos Cardoso, de 52 anos, é um dos cidadãos beneficiados com o trabalho do Centro de Saúde Aurélia. Antônio é paraplégico e portador de diabetes. Ele conta que sua condição de vida melhorou muito desde que passou a receber assistência em casa.

Além dos cuidados médicos, ele recebe acompanhamento de enfermagem e, se necessário, retaguarda de outros profissionais da equipe. A família também foi orientada quantos os cuidados a serem adotados. Ele ainda recebe do Centro de Saúde insulina e material para curativos.

Nas primeiras visitas, Antônio estava muito debilitado, com feridas por todo corpo, e necessitava dormir em cama hospitalar, com colchão d´água. Hoje, ele dorme numa cama normal e já existe a possibilidade de que ele passe a se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas.

"A visita facilita bastante. Não precisei mais sair da minha casa. Também é uma oportunidade para que a minha família possa receber orientações e outros cuidados", diz Antônio. Ele lembra ainda que, além da atenção da equipe Paidéia, recebeu também apoio da comunidade do bairro. "Todos me deram apoio", afirma.

Volta ao índice de notícias