Prefeitura vacina animais contra raiva na região Sul

18/09/2003

Campanha se estende por todos finais de semana até outubro.
Primeiros a serem vacinados foram cães e gatos da região Noroeste

A Prefeitura de Campinas prossegue, no próximo final de semana (20 e 21 de setembro), com a vacinação contra a raiva em cães e gatos. Nestes sábado e domingo serão vacinados, de graça, os animais da região Sul da cidade.

De acordo com o biólogo Daniel de Freitas, coordenador da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, todos os animais com mais de dois meses, mesmo aqueles que já tomaram a vacina este ano, devem repetir a dose. Ele reforça que a vacina não tem contra-indicações e até cadelas e gatas em gestação devem tomar a dose.

"A Secretaria de Saúde ainda convoca donos de gatos a levarem seus animais ao posto de vacinação. A cobertura vacinal de gatos em Campinas é baixa", informa Daniel.

De acordo com bióloga Maria Geralda Rodrigues de Almeida, do Distrito de Saúde Sul, a meta é vacinar, pelo menos, 31 mil animais naquela região da cidade. O número representa 10% a mais que na penúltima campanha, realizada a partir do início da primavera de 2002, quando mais de 30 mil receberam a dose anti-rábica na região Sul.

A raiva é causada por um vírus, pode acometer também o homem e não tem cura. O animal doente elimina o vírus pela saliva e transmite a doença quando morde, arranha ou lambe outro animal ou o homem.

Segundo Geralda, cães e gatos são os principais transmissores da raiva para as pessoas. "Por isso, a vacinação destes animais, que deve ser feita todos os anos, é muito importante para evitar que a doença acometa o homem", diz.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas, responsável pela coordenação geral da campanha anti-rábica, tem uma preocupação especial com a questão da raiva no município. O vírus rábico circula na cidade. Somente este ano, já foram constatados cinco casos de raiva em morcegos não hematófagos. Os animais foram encontrados em áreas urbanas, nas regiões Sul, 1, Norte, 2, e Leste, 2.

E, de acordo com o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, do CCZ de Campinas, é possível que cães e gatos funcionem como um elo entre um morcego contaminado e o ser humano ou qualquer outro tipo de animal mamífero. O gato principalmente, por seus hábitos de caça, pode atacar um morcego contaminado, infectar-se e assim passar a ser um potencial transmissor do vírus rábico.

"Por isso, é fundamental manter os animais domésticos em dia com a vacinação", reforça o médico veterinário. Em Campinas, informa Ricardo, o último caso de raiva em humano ocorreu em 1981. Em gato, o último caso ocorreu em 1999, no Parque Santa Bárbara, na Região Norte.

Ricardo afirma que as pessoas não devem tocar animais desconhecidos, apartar brigas ou mexer em cadelas com filhotes para evitar agressões. Em caso de acidentes com animais, a pessoa deve procurar, rapidamente, o Centro de Saúde mais próximo.

Ricardo informa também que as pessoas não devem tocar em morcegos caídos, mesmo que estejam mortos. Eles podem transmitir a raiva através da saliva contida em seu corpo, já que têm o hábito de lamber-se. Se alguém encontrar um morcego nestas condições, o procedimento correto é acionar o CCZ pelos telefones 3245 1219 ou 3245 2268.

As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses.

Confira onde estarão os postos neste final de semana:

No sábado, dia 20, haverá postos sábado no Jardim Nova York, Itatiaia, Carlos Lourenço, Esmeraldina, Tamoio, Parque Figueira, Jardim Nova Europa, São Vicente, Von Zuben, São Gabriel, Vila Formosa, Jardim Centenário, Vila Joaquim Inácio, Vila Marieta, Vila Carminha, Jardim Pita, Vila Ypê, Jardim dos Oliveiras, Parque Jambeiro, Jardim Amazonas, Paranapanema, Ouro Branco, Proença, São Fernando e Ponte Preta.

No domingo, 21, a vacinação ocorre no São Domingos, Campo Belo I, Jardim Fernanda, Vila Palmeiras, Jardim Campo Belo II, Carvalho de Moura, Gleba B, Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Jardim do Lago II, Parque Centenário, Vila Saltinho, São Bernardo, Parque Industrial, Vila Industrial, Ponte Preta, Jardim Leonor, Parque Itália.

Também haverá postos volantes na área rural nos bairros Três Vendas, Pedra Branca e Reforma Agrária.