Mário Gatti será referência na informatização hospitalar

18/09/2003

O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" atuará como piloto na implantação do novo Sistema Integrado de Gerenciamento de Ambiente Hospitalar (Hospub Web), que controla num banco informatizado toda a vida hospitalar.

O Hospub Web foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus) para atender, de forma integrada, as necessidades operacionais e gerenciais das unidades de saúde de todo o País.

Para integrar o programa, o Hospital recebeu do Ministério da Saúde 36 computadores, dois servidores e três switches. Funcionários do Núcleo de Informática do HMMG serão capacitados no próprio Hospital.

João Claudenir Antunes, médico e coordenador do Núcleo de Informática do Mário Gatti, explica que a nova versão do sistema está prevista para funcionar em meados de outubro deste ano.  Segundo ele, os novos computadores serão instalados nas Enfermarias, Pronto-Socorro, Radioterapia, Núcleo de Informática, Serviço Social e Setor Administrativo.

Com a chegada dos equipamentos o Hospital Mário Gatti passa a contar com 188 microcomputadores, a maioria instalada em rede e com acesso ao programa Hospub Web

O novo sistema vai ampliar as alternativas de trabalho dos técnicos do Núcleo de Informática do Mário Gatti, que atuam na criação e aperfeiçoamento de sistemas.

Esse trabalho inclui o desenvolvimento de ferramentas que possam, por exemplo, interligar o Hospub aos equipamentos de exames laboratoriais. Cabe ao Núcleo de Informática, ainda, criar programas como o que gerencia os bens patrimoniais da empresa ou, também, a informatização de novas áreas.

Vanessa Campos, gerente do Núcleo de Informática do HMMG, conta que sua equipe, formada por seis programadores e dois analistas de sistema, está apta para administrar redes de sistema e, ainda, para solucionar problemas do dia-a-dia que envolvam hardware e software.

Com aulas ministradas por técnicos da Ceprocamp, o Núcleo de Informática ainda promove cursos de informática para funcionários do Hospital. Até agora, 36 alunos já concluíram o curso. Nesta segunda-feira, duas novas turmas, com doze alunos cada, abrem mais duas classes.