Mário Gatti promove curso de Prescrição Racional

18/09/2003

Médicos, enfermeiros e técnicos do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG), divididos em duas turmas, iniciam, no próximo dia 4 de outubro, o 1º Curso de Prescrição Racional de Medicamentos. As aulas se estendem até o dia 18 de outubro e acontecem no Sesi Amoreiras e na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (CMCC).

A iniciativa está incluída no Programa Hospital Sentinela, instituído pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O programa inclui cem hospitais no Brasil, que recebem uma verba anual para monitorar falhas técnicas e efeitos adversos de produtos, medicamentos e equipamentos hospitalares.

O médico João Claudenir Antunes, coordenador do Hospital Sentinela no HMMG, explica que o curso visa oferecer aos alunos uma revisão teórica e prática acerca dos conhecimentos da farmacoterapia na Medicina, bem como suas interfaces com a prescrição médica.

Farmacologia, esclarece o médico, é a ciência que estuda os mecanismos de ação, usos e efeitos colaterais das drogas. “De uma maneira geral, a farmacologia estuda o que um composto biologicamente ativo faz com o organismo e como o organismo reage a este composto”, afirma ele.

Antunes ressalta que, por meio da prescrição racional, é possível aprimorar a qualidade da assistência prestada ao paciente. Essa prática, segundo ele, permite escolher o tratamento com base na eficácia, segurança, aplicabilidade e custo.

Orientação

O 1º curso de “Prescrição Racional de Medicamentos pretende estimular o aluno para que, diante de um quadro clínico, seja capaz de identificar o problema do paciente, especificar o objetivo terapêutico e selecionar o medicamento com base em eficácia, segurança e custo. “Assim ele está apto para escrever uma prescrição de forma completa e, ainda, orientar o paciente sobre o uso apropriado desse medicamento”, esclarece o coordenador do Sentinela.

De acordo com especificações da Anvisa, o curso inclui em seu programa temas da prática clínica diária, com enfoque para o tratamento da asma brônquica, hipertensão arterial, diabete, melito e insuficiência cardíaca. O conteúdo das aulas é de responsabilidade da professora, doutora, Gun B. Mendes, do Departamento de Farmacologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Volta ao índice de notícias