Esporte integrado com educação é opção de lazer no Vista Alegre

19/09/2003

Denise Pavanelli

Tem início às 13h de hoje, 20 de setembro, na Praça de Esportes Cruzeirinho, no bairro Vista Alegre, o campeonato de futebol de salão e de campo, masculino e feminino, promovido pelo Centro de Saúde do bairro. Além da competição esportiva, também está previsto no local a realização de gincanas educativas, numa programação que se estende até o próximo sábado, dia 27.

O evento é dirigido à população do bairro e às famílias que residem na área de abrangência do Centro de Saúde. São parceiras nessas atividades as escolas estaduais Dona Veneranda Martins Siqueira, Jardim Mercedes, Professor Benevenuto Torres, Residencial São José e com a escola municipal Elza Maria Pelegrine Aguiar.

Paralela ao campeonato de futebol, as gincanas educativas vão enfocar temas referentes às dificuldades enfrentadas no dia-a-dia dos jovens. Na segunda-feira, 22 de setembro, o dentista do Centro de Saúde discutirá a saúde bucal com a população. Na terça-feira, 23, as doenças sexualmente transmissíveis e Aids (DST/Aids) serão tema de discussão entre generalistas, ginecologistas e alunos.

Quarta, 24, a pauta será planejamento familiar. Na quinta-feira, 25, a violência doméstica estará sendo debatida com profissionais do Centro de Saúde. Os bombeiros também participarão das atividades neste dia. O tema "drogas" será abordado na sexta-feira, 26. Nesse dia, um grupo especial da Polícia Militar foi destacado para conversar com os alunos. A Guarda Municipal estará presente em todos os dias da gincana para garantir a segurança das crianças que estarão participando.

A semana é uma iniciativa dos agentes comunitários de saúde do Centro de Saúde Vista Alegre, que contam com o apoio dos professores de educação física das escolas. A gincana acontecerá em dois períodos, das 8h às 12h e das 13h às 17 h. O mesmo tema será debatido de manhã e à tarde, em razão do horário das aulas nas escolas, para que os alunos dos dois períodos possam participar. Os prêmios, troféus e medalhas, que os alunos receberão foram doados pelo comércio local.