Alunos do Colégio Photon aprendem a evitar a dengue

22/09/2003

Aulas sobre o tema são ministradas por agentes comunitários de saúde do São Quirino

Desde o último sábado, 20 de setembro, alunos do Colégio Photon de Campinas aprendem sobre dengue, os perigos da doença e como combater o mosquito Aedes aegypti. As aulas são ministradas pelas agentes comunitárias de saúde Lázara Maria da Silva Gonçalves e Valdira Aparecida Barbosa Ribeiro, da equipe do Centro de Saúde São Quirino.

A atividade é parte do conjunto de ações implementadas pela Prefeitura de Campinas para o combate à dengue na cidade. As aulas ocorrem na entrada do Carrefour Dom Pedro até a próxima sexta-feira, 26, e estão inseridas no projeto "Qualidade de Vida", promovida pelo Colégio em parceria com o hipermercado.

Lázara explica que, durante as aulas, as crianças conhecem o ciclo de vida do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. "Apresentamos um kit com ovo, larva, pupa e o mosquito na fase adulta, além de larvas vivas", informa.

Os alunos ainda aprendem a eliminar criadouros – locais que acumulam água - por meio de explicações feitas com a ajuda de uma maquete que mostra uma comunidade com muitas casas, piscinas, vasos de planta e os demais recipientes encontrados com mais facilidade. As crianças recebem também folhetos educativos com dicas sobre como fazer limpeza de caixas d’água e eliminar criadouros.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Campinas nesta segunda-feira, 22 de setembro, em 2003 já foram registrados 15 casos de dengue na área de abrangência do Centro de Saúde São Quirino. No ano passado, foram 8. O local que inspira mais cuidados é o Condomínio São Quirino, de classe média alta, localizado no Jardim Santana, onde já foram notificados 4 casos autóctones.

Segundo Lázara, o criadouro mais encontrado no condomínio são as bromélias. A agente de saúde informa que várias ações educativas são desenvolvidas com a comunidade para conscientizar os moradores sobre os riscos da doença e as formas de evitá-la. "Nossa preocupação é maior agora, com a chegada dos meses mais quentes, condição que, associada com as chuvas, propicia a proliferação do mosquito", diz Lázara.

Região Norte – Na região Norte, na Cidade Universitária, as equipes da Secretaria de Saúde prosseguem esta semana com a busca de casos suspeitos de dengue durante a contagem de imóveis. Na manhã da quarta-feira, 24, há arrastão para eliminação de criadouros na Cidade Universitária e no Guará. Segundo Tosca de Lucca, médica veterinária da Secretaria de Saúde, os principais criadouros encontrados no local são pratos de vasos de planta e garrafas.

Na quinta-feira, 25, agentes comunitários de saúde e supervisores da dengue promovem ação de conscientização para funcionários da empresa Columbia, que fica no parque Via Norte. Serão distribuídos folhetos, folders e apresentados exemplares do mosquito. " A idéia é que os trabalhadores eliminem criadouros nas dependências da empresa e reproduzam as informações também nas suas comunidades", diz Tosca. A região Norte tem notificados, desde janeiro de 2003, 103 casos de dengue. Em todo o município já foram registrados 451.