Prefeitura sanciona lei que cria 150 cargos de auxiliar de enfermagem

22/09/2003

A Prefeitura de Campinas sancionou nesta segunda-feira, 22 de setembro, lei 11661/93, aprovada pela Câmara, que cria 150 cargos para auxiliar de enfermagem e extingue 185 cargos de `guarda da família ocupacional operacional`. A medida será publicada na edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira, 23 de setembro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até dezembro, serão providos pelo menos 50 cargos de auxiliar de enfermagem. Para isto, serão convocados profissionais que já prestaram concurso público.

Segundo a enfermeira sanitarista Jeanete Múfalo, assessora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, o auxiliar de enfermagem é um profissional que desempenha um papel muito importante no acolhimento e atendimento dos cidadãos tanto nas equipes de saúde do Paidéia como em todos os serviços da rede, inclusive nos de especialidades, urgência e emergência e no Hospital Municipal Mário Gatti.

Jeanete afirma que o preenchimento dos cargos possibilita que a Secretaria de Saúde coloque em funcionamento mais serviços como o Centro de Saúde Itajaí, previsto para inaugurar em outubro, entre outros.

"Também permite que possamos dar mais qualidade e humanizar o atendimento, já que os auxiliares que trabalham na rede atualmente estão com sobrecarga de trabalho e muitos têm que fazer horas extras para suprir o déficit de profissionais", informa. Um auxiliar de enfermagem que atua na Prefeitura recebe entre R$ 900 e R$ 1.200, incluindo salário e benefícios, de acordo com o tipo de serviço e a região em que trabalha.

Jeanete informa ainda que não haverá demissões em virtude da extinção dos cargos. "Eram cargos que não estavam sendo providos porque a função é restrita, limitada e não atende mais às necessidade dos serviços da Prefeitura", justifica.