Saúde promove Semana de prevenção ao Câncer de Mama

23/09/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas promove de 29 de setembro a 4 de outubro a 1a Semana Municipal de Prevenção e Assistência ao Câncer de Mama. A iniciativa, que está prevista em lei municipal, tem como objetivo conscientizar as cidadãs sobre a doença e a importância do auto-exame das mamas e orientá-las a buscar informações nos Centros de Saúde.

O evento tem parceria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e da Sociedade Brasileira de Mastologia e apoio de várias instituições de Campinas que trabalham na prevenção e assistência às doenças da mama.

Todos os Centros de Saúde do município vão desenvolver atividades durante a semana. As ações são voltadas para as cidadãs, inclusive com programas direcionados às servidoras municipais. Confira a programação no quadro.

Anualmente, cerca de um milhão de mulheres em todo o mundo descobre que está com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a cada ano são diagnosticados, em média, 31.500 novos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em Campinas, o câncer de mama atinge 49,9 mulheres a cada grupo de 100 mil. A doença é a terceira causa de morte entre as campineiras e a primeira causa de mortalidade feminina por câncer.

Embora o câncer de mama ainda seja um importante problema de saúde pública na cidade, nos últimos dois anos e meio, o município avançou muito no diagnóstico e tratamento da doença. A média de detecção precoce do câncer de mama – in cito - da rede pública de saúde de Campinas é três vezes maior que a média do Estado de São Paulo.

Segundo a médica ginecologista Verônica Gomes Alencar, coordenadora municipal da Saúde da Mulher, a detecção precoce da doença é fundamental porque é quando o câncer tem maior probabilidade de cura. "Quanto mais cedo o tumor for tratado, maiores as possibilidades de um tratamento eficaz", diz.

Todo mês, 1.700 cidadãs campineiras são submetidas à mamografia na rede municipal de saúde. São 20.200 exames por ano realizados num aparelho de última geração e com um mastologista – médico especialista em mama - que faz a leitura dos exames. Até 98, eram feitos apenas 150 mamografias por mês na rede municipal de saúde.

De acordo com Verônica, a mulher não precisa esperar para realizar a mamografia na rede municipal de saúde. "Em caso de urgência, o exame é feito no mesmo dia", informa.

O aprimoramento do diagnóstico e os avanços no tratamento são apontados como fundamentais para a redução da mortalidade por câncer de mama em Campinas, segundo Verônica. Há dez anos, a mortalidade por câncer de mama era a primeira causa de morte de mulheres em Campinas.

Prevenção

A médica afirma que o estilo de vida desempenha um papel importante na prevenção do câncer de mama. Segundo ela, a mulher deve privilegiar uma dieta rica em verduras, legumes e cereais integrais, consumir pouca gordura animal (carnes, leite e queijo), praticar atividades físicas e não fumar nem consumir bebidas alcoólicas em excesso.

Também é importante, segundo Verônica, amamentar os filhos e somente fazer uso de hormônios (pílula, terapia de reposição hormonal na menopausa, anticoncepcional injetável) com prescrição e acompanhamento médico. "Procurar melhorar a qualidade das relações afetivas e lidar melhor com o estress também ajudam", diz.

Assistência

A Prefeitura disponibiliza dois ambulatórios de referência para as doenças relacionadas à mama: a Policlínica II e o Ambulatório Ouro Verde. Nestes dois locais são feitos diagnósticos e tratamento final das doenças benignas da mama. É o que se chama de tratamento secundário, para o qual a Maternidade de Campinas também dá retaguarda.

As mulheres com diagnóstico de câncer são encaminhadas ao Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e ao Hospital Celso Pierro, da PUC-Campinas. Além da cirurgia, também recebem assistência psicológica.

Programação:

30 de setembro - Abertura oficial no Salão Vermelho com a apresentação do programa de prevenção e assistência ao câncer de mama da Secretaria de Saúde.

Durante toda a semana atividades educativas nos Centros de Saúde para estimular a prática do auto-exame

Atividades nas escolas e serviços da Assistência Social

Palestras para a comunidade e para profissionais de saúde na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC)

Divulgação para a realização de auto-exame nos holerites, contas de água e de luz

Caminhada Avon contra o Câncer de mama

Curso de atualização em saúde da mama. Na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), no dia 4 de outubro, das 8h às 13h. Promoção da SMCC, Prefeitura de Campinas, Centro de Atenção e Informação à Saúde da Mulher (Caism), Departamento de Ginecologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e Sociedade Brasileira de Mastologia. Coordenação do curso: Gustavo de Souza.

Programação da rede:

C.S. Paranapanema
29 de setembro: às 15h - 1 de outubro: às 17h - Orientação de palpação de mama para Grupo de corte, costura, crochê e vagonite

30 de setembro: às 7h30 - Orientação de palpação de mama para Grupo dm/ha
1 de outubro: às 17h - Orientação de palpação de mama para Grupo Ginástica Postural

2 de outubro: às 7h15 - Orientação de palpação de mama para Grupo de Caminhada / Lian Gong

às 7h30 - Orientação de palpação de mama para Grupo dm/ha
3 de outubro: às 7h15 - Orientação de palpação de mama para Grupo de Lian Gong

C.S. Orosimbo Maia
Exibição de vídeo explicativo
Enfoque aos cuidados com a mama (para gestantes)
Exibição de cartazes sobre prevenção
Convite à população e funcionários para participar

CS Vista Alegre

Convite para a população para participarem da semana

Exibição de vídeo educativo sobre câncer de mama e do colo do útero para a população

Cantinho da Saúde com apresentação de mamas de argila e tecido além de cartazes informativos

Mutirão de coleta de CO e exame clínico de mama

CS Capivari

Sub tema: Saúde para quem tem mama

29, 30 de setembro, 6 e 7 de outubro: Oficinas de auto-exame das mamas com demonstração para pacientes na sala de espera

CS Costa e Silva

29 de setembro a 2 de outubro: Mutirão sobre saúde da mama com palestras e orientação para auto-exame todas as noites.

Capacitação para as mulheres realizarem o auto-exame.

Atendimento com a enfermagem para palpação de mama para diagnóstico precoce e encaminhamento

As atividades serão coordenadas pelo médico Luiz Marinho

CS Taquaral

Todos os dias, agentes comunitários de saúde farão palestra sobre o auto-exame de mama

Mostra, na recepção, de vídeos informativos sobre câncer de mama, além da distribuição de cartazes e folders

Hospital Celso Pierro, da Puc Campinas

Atividades educativas para alunas e funcionárias

Atividades para orientação e realização de auto-exame da mama na sala de espera do Hospital Celso Pierro

Volta ao índice de notícias