Mylla Cristie abre Semana Municipal de prevenção ao Câncer de Mama de Campinas nesta quinta-feira, 25

24/09/2003

A atriz Mylla Cristie abre em Campinas, às 11h desta quinta-feira, 25 de setembro, a 1a Semana Municipal de Saúde da Mama. A artista foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Mastologia como garota propaganda de 2003 para a campanha nacional de prevenção ao câncer de mama. Mylla atua como voluntária na publicidade e também abriu mão do cachê para o lançamento em Campinas. A abertura será na Policlínica 2, na avenida Campos Sales, 737.

A Semana de Saúde da Mama de Campinas está prevista em lei municipal e é promovida pela Secretaria de Saúde. O objetivo é conscientizar as cidadãs campineiras sobre a doença, a importância do auto-exame das mamas e orientá-las a buscar informações sobre a saúde da mulher nos Centros de Saúde.

O evento tem parceria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e da Sociedade Brasileira de Mastologia. Conta também com o apoio de várias instituições campineiras que trabalham na prevenção e assistência às doenças da mama.

Para marcar a semana, todos os Centros de Saúde do município vão desenvolver atividades educativas sobre o tema. As ações são voltadas para as cidadãs e incluem programas direcionados às servidoras municipais. Confira a programação no quadro.

Estatísticas

Anualmente, cerca de um milhão de mulheres em todo o mundo descobre que está com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a cada ano são diagnosticados, em média, 31.500 novos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em Campinas, a doença é a terceira causa de morte entre as mulheres e a primeira causa de mortalidade feminina por câncer.

Embora o controle do câncer de mama represente um grande desafio para a saúde pública na cidade, nos últimos dois anos e meio, o município avançou muito no diagnóstico e tratamento da doença. A Prefeitura comprou um mamógrafo próprio e, com a aquisição, Campinas passou a ser a cidade brasileira que realiza o maior percentual de diagnósticos precoces da doença na rede pública.

Todo mês, 1.700 cidadãs campineiras são submetidas à mamografia na rede municipal de saúde. São 20.200 exames por ano realizados num aparelho de última geração e com um mastologista – médico especialista em mama - que faz a leitura dos exames. Até 98, eram feitos apenas 150 mamografias por mês na rede municipal de saúde.

Diagnósticos mais precoces

Segundo o médico mastologista Fernando Brandão, da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, 36% das pacientes com a doença são diagnosticadas com tumor com tamanho abaixo de 2 centímetros. A média de detecção precoce do câncer de mama – in cito – pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas é três vezes maior que a média do Estado de São Paulo.

De acordo com a médica ginecologista Verônica Gomes Alencar, coordenadora municipal da Saúde da Mulher, a detecção precoce da doença é fundamental porque é quando o câncer tem maior probabilidade de cura. "Quanto mais cedo o tumor for tratado, maiores as possibilidades de um tratamento eficaz", diz.

De acordo com Verônica, a mulher não precisa esperar para realizar a mamografia na rede municipal de saúde. "Em caso de urgência, o exame é feito no mesmo dia", informa. Ela aponta o aprimoramento do diagnóstico e os avanços no tratamento, implementados nos últimos anos, como fundamentais para a redução da mortalidade por câncer de mama em Campinas. Há dez anos, a mortalidade por câncer de mama era a primeira causa de morte de mulheres em Campinas. Verônica lembra que a instituição das campanhas educativas anuais é mais uma etapa para enfrentar a doença na cidade.

A Prevenção

A médica afirma que o estilo de vida desempenha um papel importante na prevenção do câncer de mama. Segundo ela, a mulher deve privilegiar uma dieta rica em verduras, legumes e cereais integrais, consumir pouca gordura animal (carnes, leite e queijo), praticar atividades físicas e não fumar nem consumir bebidas alcoólicas em excesso.

Também é importante, segundo Verônica, amamentar os filhos e somente fazer uso de hormônios (pílula, terapia de reposição hormonal na menopausa, anticoncepcional injetável) com prescrição e acompanhamento médico. "Procurar melhorar a qualidade das relações afetivas e lidar melhor com o estress também ajudam", diz.

PROGRAMAÇÃO

30 de setembro - Abertura oficial no Salão Vermelho com a apresentação do programa de prevenção e assistência ao câncer de mama da Secretaria de Saúde.

1 de outubro, às 14h30 – Palestra sobre direitos da mulher com câncer. Palestrante: dra. Maria C. Mazzariol Volpe

2 de outubro, às 14h30 – Palestra sobre saúde da mama. Palestrantes: Fernando Brandão e Orlando de Almeida, médicos que atuam na Poli 2, da Secretaria de Saúde

4 de outubro, às 8h – Curso de atualização em saúde da mama, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Promoção da SMCC, Prefeitura de Campinas, Centro de Atenção e Informação à Saúde da Mulher (Caism), Departamento de Ginecologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e Sociedade Brasileira de Mastologia. Coordenação do curso: Gustavo de Souza.

Atividades nas escolas e serviços da Assistência Social

Divulgação para a realização de auto-exame nos holerites, contas de água e nos meios de comunicação da Prefeitura (Diário Oficial, portais da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br e da Saúde www.campinas.sp.gov.br/saude)

Durante toda a semana – de 29 de setembro a 4 de outubro – haverá atividades educativas nos Centros de Saúde para estimular a prática do auto-exame (confira abaixo)

Programação da rede:

C.S Esmeraldina
29 de setembro a 4 de outubro -

Distribuição de folhetos e cartazes na comunidade
Montagem de painel orientando sobre a doença
Apresentação de vídeo sobre o tema na sala de espera
Discussão rápida na unidade sobre o tema na sala de espera

C.S. Paranapanema
29 de setembro: às 15h - 1 de outubro: às 17h - Orientação de palpação de mama para Grupo de corte, costura, crochê e vagonite

30 de setembro: às 7h30 - Orientação de palpação de mama para Grupo dm/ha
1 de outubro: às 17h - Orientação de palpação de mama para Grupo Ginástica Postural

2 de outubro: às 7h15 - Orientação de palpação de mama para Grupo de Caminhada / Lian Gong

às 7h30 - Orientação de palpação de mama para Grupo dm/ha
3 de outubro: às 7h15 - Orientação de palpação de mama para Grupo de Lian Gong

C.S. Orosimbo Maia
Exibição de vídeo explicativo
Enfoque aos cuidados com a mama (para gestantes)
Exibição de cartazes sobre prevenção
Convite à população e funcionários para participar

CS Vista Alegre
Convite para a população para participarem da semana
Exibição de vídeo educativo sobre câncer de mama e do colo do útero para a população
Cantinho da Saúde com apresentação de mamas de argila e tecido além de cartazes informativos
Mutirão de coleta de CO e exame clínico de mama

CS Capivari

Sub tema: Saúde para quem tem mama

29, 30 de setembro, 6 e 7 de outubro: Oficinas de auto-exame das mamas com demonstração para pacientes na sala de espera

CS Costa e Silva

29 de setembro a 2 de outubro: Mutirão sobre saúde da mama com palestras e orientação para auto-exame todas as noites.

Capacitação para as mulheres realizarem o auto-exame.

Atendimento com a enfermagem para palpação de mama para diagnóstico precoce e encaminhamento

As atividades serão coordenadas pelo médico Luiz Marinho

CS Taquaral

Todos os dias, agentes comunitários de saúde farão palestra sobre o auto-exame de mama

Mostra, na recepção, de vídeos informativos sobre câncer de mama, além da distribuição de cartazes e folders

Hospital Celso Pierro, da Puc Campinas

Atividades educativas para alunas e funcionárias

Atividades para orientação e realização de auto-exame da mama na sala de espera do Hospital Celso Pierro

Volta ao índice de notícias