Grupo promove palestra sobre esclerose múltipla

24/09/2003

"Qualidade de vida" é o tema da palestra que o Grupo Portadores de Esclerose Múltipla de Campinas (GEMC) promove no próximo sábado, dia 27, às 15h, na sede do Centro de Vivência Infantil (Cevi), da Prefeitura, na rua Antônio Lapa, 240, no Cambuí. A palestra será proferida pela enfermeira Karla Leal, do Laboratório Shering do Brasil.

A portadora de esclerose múltipla Rosângela Ribeiro, coordenadora do GEMC, explica que o evento é dirigido a portadores da doença e seus amigos e familiares. Eventos como esse fazem parte das atividades do grupo voltadas para a conscientização e orientação.

"Por ser uma doença desconhecida da população, ela ainda causa muita apreensão e ansiedade. Exatamente nesse ponto entra o trabalho do nosso grupo, que é o de esclarecer, tranqüilizar e mostrar que o paciente pode viver uma vida normal", esclarece Rosângela.

Ela ressalta, ainda, que o portador de esclerose múltipla, por meio de uma vida saudável e com acompanhamento médico adequado consegue uma qualidade de vida bastante satisfatória.

Outra proposta dos membros do GEMC é a criação, em Campinas, de um centro de tratamento específico para a esclerose múltipla. Rosângela Ribeiro idealiza o futuro centro como um local onde o paciente possa dispor de um bom programa de fisioterapia, psicoterapia, consultas periódicas e acesso a medicamentos de última geração.

O que é

A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso central, crônica e progressiva, definida pela medicina como auto-imune, isto é, como um ação do organismo contra ele mesmo.

Em outras palavras, é caracterizada pelo endurecimento (esclerose) e destruição da bainha de mielina, uma substância microscópica que reveste as fibras nervosas e é responsável pela transmissão dos impulsos nervosos do cérebro para as demais partes do corpo e vice-versa.

Volta ao índice de notícias