Mylla Christie abre Semana de Saúde da Mama de Campinas

25/09/2003

A atriz Mylla Christie visitou a Policlínica II da Prefeitura na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro, para marcar a 1a Semana Municipal de Saúde da Mama promovida pela Secretaria de Saúde de Campinas. A artista foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Mastologia como garota propaganda de 2003 para a campanha nacional de prevenção do câncer de mama que será lançada no próximo domingo, 28, no Iate Clube em Brasília.

Mylla disse que é muito importante a participação do artista em causas como a do controle do câncer de mama. Para ela, o ator deve ter também o compromisso de utilizar sua imagem para causas sociais.

"Já participei de várias campanhas e tenho um carinho muito especial pela batalha para promover a saúde da mama, pelo histórico da minha família, pelo envolvimento que tive e tenho com a Sociedade Brasileira de Mastologia e pela seriedade do evento", afirmou.

Aproximadamente 100 pessoas participaram do lançamento da Semana. Dentre elas estava a dona de casa Maria Floriza, de 47 anos. Floriza contou que, em 2002, ao deslizar a mão sobre o seio durante o banho percebeu um pequeno caroço. "Será câncer?", pensou. A hipótese a deixou tão assustada que ela procurou evitar tocar a mama novamente. Mesmo temerosa, a dona de casa procurou sua ginecologista que, imediatamente, a encaminhou para um serviço especializado.

"Vou morrer? Terei que tirar meu seio?", pensou Floriza ao receber a confirmação de que estava mesmo com câncer. Ela contou que chorou três dias sem parar. Em outubro daquele mesmo ano, ela foi submetida à mastectomia. Também teve que passar por sessões de radioterapia e quimioterapia para evitar que células malignas se espalhassem pelo corpo. E passou a ser acompanhada pela equipe da Policlínica II.

Hoje, confiante na cura, Floriza contou sua história para Mylla e para os jornalistas que estavam presente no evento. "É um alívio muito grande cada vez que venho à Policlínica e, após o exame, o médico informa que estou bem. É como se eu nunca tivesse ficado doente", afirmou.

Situações semelhantes à vivida por Floriza se repetem com cerca de um milhão de mulheres em todo o mundo que, anualmente, descobrem estar com câncer de mama. No Brasil, a cada ano são diagnosticados, em média, 31.500 novos casos da doença segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Parte deles, felizmente, ainda em estágio inicial.

Em Campinas, graças ao aprimoramento dos diagnósticos e aos demais avanços implementados pela Secretaria de Saúde, principalmente nos últimos dois anos e meio, atualmente 36% dos casos são identificados quando o tumor tem menos de 2 centímetros. A média do Estado de São Paulo é de 20%. "Nesta fase, 90% dos casos se curam", explica o mastologista Fernando Brandão, da Policlínica II.

O médico informa que Campinas é a cidade brasileira que mais faz diagnóstico precoce do câncer de mama pelo sistema público. Brandão informa ainda que, em Campinas, 15% dos diagnósticos da rede pública são feitos no chamado estágio in citu, quando a cura beira os 100%. No Estado, a média é de 4,5%.

Brandão reforça que quando o sistema investe em diagnóstico precoce, a redução da mortalidade chega a 30%. "É com esta diretriz que conseguimos estacionar a curva de mortalidade por câncer de mama entre as mulheres de Campinas", afirma.

Em 2001, 93 mulheres de Campinas morreram com câncer de mama. Em 2002, foram 83 e, este ano, até o momento, foram registrados 62 óbitos.

A 1a Semana Municipal de Saúde da Mama de Campinas acontece de 29 de setembro a 5 de outubro. Neste período, vários eventos serão promovidos nos Centros de Saúde e nos diversos serviços da Prefeitura.

Confira a programação:

30 de setembro - Abertura oficial no Salão Vermelho com a apresentação do programa de prevenção e assistência ao câncer de mama da Secretaria de Saúde.

1 de outubro, às 14h30 – Palestra sobre direitos da mulher com câncer. Palestrante: dra. Maria C. Mazzariol Volpe

2 de outubro, às 14h30 – Palestra sobre saúde da mama. Palestrantes: Fernando Brandão e Orlando de Almeida, médicos que atuam na Poli 2, da Secretaria de Saúde

4 de outubro, às 8h – Curso de atualização em saúde da mama, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Promoção da SMCC, Prefeitura de Campinas, Centro de Atenção e Informação à Saúde da Mulher (Caism), Departamento de Ginecologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e Sociedade Brasileira de Mastologia. Coordenação do curso: Gustavo de Souza.

Atividades nas escolas e serviços da Assistência Social

Divulgação para a realização de auto-exame nos holerites, contas de água e nos meios de comunicação da Prefeitura (Diário Oficial, portais da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br e da Saúde www.campinas.sp.gov.br/saude)

Durante toda a semana – de 29 de setembro a 4 de outubro – haverá atividades educativas nos Centros de Saúde para estimular a prática do auto-exame (confira abaixo)

Programação da rede:

C.S Esmeraldina
29 de setembro a 4 de outubro -

Distribuição de folhetos e cartazes na comunidade
Montagem de painel orientando sobre a doença
Apresentação de vídeo sobre o tema na sala de espera
Discussão rápida na unidade sobre o tema na sala de espera

C.S. Paranapanema
29 de setembro: às 15h - 1 de outubro: às 17h - Orientação de palpação de mama para Grupo de corte, costura, crochê e vagonite

30 de setembro: às 7h30 - Orientação de palpação de mama para Grupo dm/ha
1 de outubro: às 17h - Orientação de palpação de mama para Grupo Ginástica Postural

2 de outubro: às 7h15 - Orientação de palpação de mama para Grupo de Caminhada / Lian Gong

às 7h30 - Orientação de palpação de mama para Grupo dm/ha
3 de outubro: às 7h15 - Orientação de palpação de mama para Grupo de Lian Gong

C.S. Orosimbo Maia
Exibição de vídeo explicativo
Enfoque aos cuidados com a mama (para gestantes)
Exibição de cartazes sobre prevenção
Convite à população e funcionários para participar

CS Vista Alegre
Convite para a população para participarem da semana
Exibição de vídeo educativo sobre câncer de mama e do colo do útero para a população
Cantinho da Saúde com apresentação de mamas de argila e tecido além de cartazes informativos
Mutirão de coleta de CO e exame clínico de mama

CS Capivari

Sub tema: Saúde para quem tem mama

29, 30 de setembro, 6 e 7 de outubro: Oficinas de auto-exame das mamas com demonstração para pacientes na sala de espera

CS Costa e Silva

29 de setembro a 2 de outubro: Mutirão sobre saúde da mama com palestras e orientação para auto-exame todas as noites.

Capacitação para as mulheres realizarem o auto-exame.

Atendimento com a enfermagem para palpação de mama para diagnóstico precoce e encaminhamento

As atividades serão coordenadas pelo médico Luiz Marinho

CS Taquaral

Todos os dias, agentes comunitários de saúde farão palestra sobre o auto-exame de mama

Mostra, na recepção, de vídeos informativos sobre câncer de mama, além da distribuição de cartazes e folders

Hospital Celso Pierro, da Puc Campinas

Atividades educativas para alunas e funcionárias

Atividades para orientação e realização de auto-exame da mama na sala de espera do Hospital Celso Pierro

Volta ao índice de notícias