Prefeitura vacina animais contra raiva animal na Região Sudoeste

25/09/2003

Campanha se estende por todos finais de semana até outubro.
Primeiros a serem vacinados foram cães e gatos das Regiões Noroeste e Sul

A Prefeitura de Campinas prossegue, no próximo final de semana (27 e 28 de setembro), com a vacinação contra a raiva em cães e gatos. Nestes sábado e domingo serão vacinados, de graça, os animais da Região Sudoeste da cidade, que inclui bairros localizados no eixo Amoreiras-Ouro Verde.

A vacinação será das 8h às 17h e as doses estarão disponíveis em 44 postos de vacinação espalhados por todos os bairros da Sudoeste. Em alguns postos a vacinação ocorrerá apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Haverá postos volantes na zona rural.

Também foram constituídas cinco equipes para fazer vacinação domiciliar nos casos em que a residência abrigar um número de quatro ou mais gatos. Para isso, o cidadão deve solicitar, com antecedência, a vacinação domiciliar ao Centro de Saúde.

As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nos telefones 3245 1219 ou 3245 2268.

Todos os cães e gatos com mais de dois meses, mesmo aqueles que já tomaram a vacina este ano, devem ser vacinados. A vacina não tem contra-indicações e pode ser aplicada inclusive em cadelas e gatas prenhas. A meta do Distrito Sudoeste é atingir 5% a mais da população vacinada na Sudoeste em 2002, que chegou a 22 mil.

Os filhotes que forem vacinados pela primeira vez devem repetir a dose um mês depois. Neste caso, a vacina pode ser feita no CCZ onde a dose é de graça ou, se o dono preferir, em veterinário particular.

O médico veterinário Cláudio Castagna informa que, este ano, a Secretaria de Saúde quer atenção especial para os gatos. Segundo ele, nos últimos anos, esse animal de estimação tem atingido importância cada vez maior na cadeia de transmissão do vírus rábico.

Cláudio explica que o vírus da raiva deixou de circular entre os cães da cidade e passou a se manter no ambiente na população de morcegos urbanos. Isso faz com que o gato, que tem acesso aos mesmos espaços onde vive o morcego - copas das árvores e telhados -, e hábitos de caçador, tenha maior probabilidade de contato com o vírus.

"Por causa disso o gato passou a ser o elo mais importante da transmissão da raiva entre um morcego infectado e o homem", diz o médico veterinário. Tanto que o último caso de raiva em animal de estimação em Campinas foi em gato, em 1998, no Parque Santa Bárbara.

Saiba mais - A raiva é causada por um vírus, pode acometer também o homem e não tem cura. O animal doente elimina o vírus pela saliva, transmitindo a doença quando morde, arranha ou lambe outro animal ou o homem.

Os cães e gatos são os principais transmissores de raiva para as pessoas. Por isso, a vacinação destes animais, que deve ser feita todos os anos, é muito importante para evitar que a doença acometa o homem.

Onde estarão os postos - No sábado, 27, a vacinação ocorre no Jardim Aeroporto, Vila Jocyara, Jardim Santa Letícia, Jardim Capivari, Jardim Novo Campos Eliseos, Núcleo Capivari, Vila Palácios, Núcleo do Ipiranga, Morumbi, Jardim Ouro Verde, Dic VI, Parque Universitário, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Itatinga, Jardim Telesp, Jardim Maria Rosa, Jardim Santa Lúcia, Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Santa Amália, Jardim Santa Terezinha, Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Petrópolis, Parque Residencial Vila União e Jardim Yeda.

No domingo, 28, haverá postos nos bairros Dic VI, Ocupação Santo Antonio, Parque Vista Alegre, Carajás, Ocupações, Jardim Ademar de Barros, Jardim Aeronave, Jardim São Pedro de Viracopos, zona rural da área do Aeroporto de Viracopos, Vila Vitória, Mauro Marcondes, Vida Nova, Friburgo – Fazendas proximas à Fazenda Friburgo -, Jardim Vista Alegre, Parque Dom Pedro I, Jardim Shangai, Residencial São José, Jardim Maria Helena.