Plenária municipal de saúde aponta rumos para o sistema

26/09/2003

Encontro, que será realizado no auditório da Estação Cultura neste sábado, terá como tema central "A cidade e o SUS que queremos"

A secretaria de Saúde de Campinas promove neste sábado, 27 de setembro, um amplo debate com a sociedade para fazer um balanço do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontar rumos para a saúde pública na cidade, no Estado e no País, como etapa municipal da 12ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em dezembro em Brasília.

Simultaneamente acontecem as discussões sobre o Congresso da Cidade, que vai apontar perspectivas da Saúde em Campinas para os próximos anos. As discussões ocorrem na Estação Cultura das 8h30 às 17h. O tema do encontro será "A cidade e o SUS que queremos".

A expectativa da comissão organizadora é que o evento reúna pelo menos duzentas pessoas entre gestores dos governos municipal e federal, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. A população pode se inscrever no próprio dia.

"O objetivo é reavaliarmos o SUS, apontar o que foi feito nos últimos anos, dificuldades, avanços e novos desafios no processo de consolidação do sistema, especialmente olhando o papel da saúde no futuro da cidade e da Região Metropolitana", diz a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro.

Para as discussões da plenária serão constituídos quatro grupos que vão debater dez temas de caráter geral apontados pelo Conselho Nacional de Saúde: o sistema de atenção à saúde em Campinas; direito à saúde, seguridade social, esferas de governo e a construção do SUS, financiamento; intersetorialidade de ações, organização da atenção à saúde, ciência e tecnologia; o trabalho na saúde, gestão participativa, informação e comunicação.

Durante a plenária ainda serão eleitos os quarenta delegados usuários e vinte profissionais de saúde para a plenária regional, que ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, ocasião em que serão escolhidos os delegados para a 12ª Conferência Nacional de Saúde.

De acordo com o médico Adilson Rocha Campos, da Secretaria de Saúde, a intenção da comissão organizadora é que a plenária tenha votações representativas, com ampla participação, para estabelecer resoluções que orientem os rumos do SUS de forma clara nos próximos anos. "Por isso, a participação de todos é fundamental", afirma Rocha Campos.

A Estação Cultura fica na praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, no Centro, telefone 3705-8000. Informações sobre a 12ª Conferência Nacional de Saúde podem ser obtidas pelo telefone (61) 315-3426 ou 315-3425, no site www.12conferencia.com.br e pelo e-mail conferencia@saude.gov.br