Campinas recebe mais 389 doses contra a catapora

26/09/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu mais 389 doses de vacina contra a varicela (catapora) nesta sexta-feira, 26 de setembro. Até esta data, a Direção Regional de Saúde de Campinas (DIR XII) enviou 1.699 das 1.965 doses solicitadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal. As vacinas são utilizadas para evitar que o surto continue. Tecnicamente esta ação é chamada de bloqueio.

No total, nas últimas quatro semanas, a Secretaria de Saúde de Campinas registrou 420 casos de catapora em 42 instituições municipais, a maioria delas escolas que atendem crianças na faixa etária de 1 a 4 anos. Não houve mortes. Em todo Estado, foram registrados 9.161, com 11 óbitos.

A catapora é uma doença que se cura sozinha – chamada de doença benigna -, altamente contagiosa, comum na infância. É provocada por um vírus transmitido de pessoa a pessoa por via respiratória ou pelo contato com as lesões de pele. A vacina contra a doença não está incluída na rotina do calendário vacinal do Ministério da Saúde e por isso não se encontra disponível nos centros de saúde.

Este ano, no entanto, o Estado de São Paulo adquiriu cerca de 37 mil doses para liberar em casos de surto. Porém, a liberação é feita com base em critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado que priorizam escolas que atendem crianças com até cinco anos e que permanecem nas instituições em período integral. Em Campinas, sete instituições ainda aguardam a liberação das doses.