Prefeitura amplia coleta seletiva para mais 7 bairros

26/09/2003

A Coleta Seletiva, programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Ecônomico e Trabalho, vai atender, a partir desta segunda, dia 29, sete novos bairros que compõem a região Sudoeste da cidade.

Serão atendidos os jardins Santa Amália, Novo Campos Elíseos, Capivari, Maria Eugênia e Ipiranga, a Vila Mimosa e o Conjunto Residencial Luiz de Queiróz.

Durante esta semana, agentes comunitários do Centro de Saúde Capivari, dos Ajudantes de Controle Ambiental da Vigilância Ambiental em Saúde do Distrito Sudoeste e estagiários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) visitaram os moradores dos bairros.

A visita teve o objetivo de orientá-los e distribuir folhetos explicativos sobre a importância da coleta seletiva.

Grupo de Resíduos Sólidos

As secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação e do DLU, que estabeleceram uma parceria para a divulgação da Coleta por meio do Grupo de Resíduos Sólidos (GRS).

A parceria tem como objetivo ressaltar a amplitude da Coleta Seletiva, tanto para a geração de trabalho e renda, preservação do meio-ambiente, limpeza pública, quanto para a saúde dos moradores.

"Além da geração de trabalho e renda, a Coleta Seletiva tem uma série de outras funções para o bem-estar da população e percebe-se que o programa necessita, cada vez mais, da colaboração dos próprios moradores," explica Adauto Fernandes Marcosin, diretor de Departamento de Geração de Trabalho e Renda.

A reciclagem resultante da coleta pode ajudar, por exemplo, na diminuição da quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário Delta A, na preservação da natureza e na geração de trabalho e renda por meio das 14 cooperativas já criadas pela Prefeitura.

Dengue

Além disso, segundo Evanilda Mendes, tecnóloga em saneamento do distrito de Saúde Sudoeste, a Coleta Seletiva pode colaborar com a diminuição dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Isso porque a dengue tem grande foco de proliferação em garrafas plásticas e outros materiais que podem ser recolhidos e reciclados com a ajuda dos moradores.

"A Coleta Seletiva é importante porque contribui para um ambiente saudável, com qualidade de vida e mais saúde para todos", diz Evanilda.

"A Secretaria da Saúde está empenhada também no apoio e participação da população no intuito de diminuir os riscos de doenças relacionadas ao lixo", explica.