Prefeitura abre oficialmente a Primeira Semana Municipal de Saúde da Mama

29/09/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas abre oficialmente às 18h30 desta terça-feira, 30 de setembro, no Salão Vermelho da Prefeitura a 1a Semana Municipal de Saúde da Mama. A semana, que está prevista em lei municipal, ocorre de 29 de setembro a 4 de outubro. Neste período, vários eventos serão promovidos nos Centros de Saúde e nos diversos serviços municipais. 

A semana está sendo promovida em parceria com a Radiologia Clínica de Campinas, Onco Médica, CDE Breast Center, Instituto de Mama de Campinas, Medical Center Diagnose e Unimed campinas. Conta ainda com o apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e da Sociedade Brasileira de Mastologia que cedeu os direitos autorais para utilização dos cartazes e folders educativos da campanha.

Durante a solenidade de abertura, a Secretaria de Saúde vai apresentar para a sociedade de Campinas os avanços conquistados na prevenção e assistência ao câncer de mama na cidade. Os dados serão apresentados pelos médicos Fernando Brandão e Orlando de Andrade, responsáveis pelo ambulatório municipal de mama, localizado na Policlínica II.

O objetivo da semana, segundo o mastologista Fernando Brandão, é despertar a consciência da população e das autoridades para a questão do câncer de mama. O médico afirma que a doença é a mais importante na mulher por ser a que mais mata. De acordo com ele, em

Campinas, o câncer de mama é a terceira causa de morte entre as mulheres e a primeira por câncer.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, no Brasil, a projeção para 2003 é de 41 mil novos casos e mais de 9,6 mil óbitos por câncer de mama. "A perspectiva dos especialistas reforça a importância desta patologia e da urgência das ações educativas", diz Fernando Brandão.

O mastologista informa que, em Campinas, a Prefeitura tem investido em diagnóstico precoce do câncer de mama há alguns anos e com maior ênfase nos últimos dois anos e meio. De acordo com Brandão, a implantação de um serviço especializado, o número elevado de mamografias oferecidas à população e as campanhas são um complemento a este trabalho.

"Atualmente, a Secretaria de Saúde está estruturada para receber as possíveis pacientes que devem surgir após o alerta feito durante a semana de saúde da mama", diz.

O médico Orlando de Almeida, responsável pelo serviço de mamografia da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que o diagnóstico precoce é a chance que as equipes de saúde têm de tratar a pessoa e curá-la do câncer de mama. "Quanto mais cedo o tumor for tratado, maiores as possibilidades de um resultado eficaz", diz.

Dados divulgados na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que Campinas é a cidade brasileira que mais faz diagnóstico precoce do câncer de mama pelo sistema público. Quinze por cento dos diagnósticos da rede pública municipal são feitos no chamado estágio in citu, quando a cura beira os 100%. No Estado, a média é de 4,5%.

A médica ginecologista Verônica Gomes Alencar, coordenadora de saúde da mulher em Campinas, informa que um dos objetivos da semana é reforçar a importância do auto-exame das mamas e orientar as campineiras a buscar informações sobre a saúde da mulher nos Centros de Saúde.

Verônica afirma que o auto-exame é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama e também porque ajuda a mulher a conhecer o próprio o corpo. "Levantar o braço, apalpar a própria mama, fazer uma pequena compressão no mamilo, observar se sai alguma secreção, olhar no espelho é um ato de cuidado, uma forma da mulher dizer que se gosta", afirma a médica.

Ela reforça que o auto-exame é um procedimento simples, fácil de fazer e que deve ser realizado uma vez por mês. "Este é um hábito que deve ser iniciado muito cedo", finaliza Verônica.

Confira a programação:

30 de setembro - Abertura oficial no Salão Vermelho com a apresentação do programa de prevenção e assistência ao câncer de mama da Secretaria de Saúde.

1 de outubro, às 14h30 – Palestra sobre direitos da mulher com câncer. Palestrante: dra. Maria C. Mazzariol Volpe

2 de outubro, às 14h30 – Palestra sobre saúde da mama. Palestrantes: Fernando Brandão e Orlando de Almeida, médicos que atuam na Poli 2, da Secretaria de Saúde

4 de outubro, às 8h – Curso de atualização em saúde da mama, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Promoção da SMCC, Prefeitura de Campinas, Centro de Atenção e Informação à Saúde da Mulher (Caism), Departamento de Ginecologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e Sociedade Brasileira de Mastologia. Coordenação do curso: Gustavo de Souza.

Atividades nas escolas e serviços da Assistência Social

Divulgação para a realização de auto-exame nos holerites, contas de água e nos meios de comunicação da Prefeitura (Diário Oficial, portais da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br e da Saúde www.campinas.sp.gov.br/saude)

Durante toda a semana – de 29 de setembro a 4 de outubro – haverá atividades educativas nos Centros de Saúde para estimular a prática do auto-exame (confira abaixo)

Programação da rede:

C.S Esmeraldina
29 de setembro a 4 de outubro -

Distribuição de folhetos e cartazes na comunidade
Montagem de painel orientando sobre a doença
Apresentação de vídeo sobre o tema na sala de espera
Discussão rápida na unidade sobre o tema na sala de espera

C.S. Paranapanema

29 de setembro: às 15h - 1 de outubro: às 17h - Orientação de palpação de mama para Grupo de corte, costura, crochê e vagonite

30 de setembro: às 7h30 - Orientação de palpação de mama para Grupo dm/ha
1 de outubro: às 17h - Orientação de palpação de mama para Grupo Ginástica Postural

2 de outubro: às 7h15 - Orientação de palpação de mama para Grupo de Caminhada / Lian Gong

às 7h30 - Orientação de palpação de mama para Grupo dm/ha
3 de outubro: às 7h15 - Orientação de palpação de mama para Grupo de Lian Gong

C.S. Orosimbo Maia

Exibição de vídeo explicativo
Enfoque aos cuidados com a mama (para gestantes)
Exibição de cartazes sobre prevenção
Convite à população e funcionários para participar

CS Vista Alegre

Convite para a população para participarem da semana
Exibição de vídeo educativo sobre câncer de mama e do colo do útero para a população
Cantinho da Saúde com apresentação de mamas de argila e tecido além de cartazes informativos
Mutirão de coleta de CO e exame clínico de mama

CS Capivari

Sub tema: Saúde para quem tem mama

29, 30 de setembro, 6 e 7 de outubro: Oficinas de auto-exame das mamas com demonstração para pacientes na sala de espera

CS Costa e Silva

29 de setembro a 2 de outubro: Mutirão sobre saúde da mama com palestras e orientação para auto-exame todas as noites.

Capacitação para as mulheres realizarem o auto-exame.

Atendimento com a enfermagem para palpação de mama para diagnóstico precoce e encaminhamento

As atividades serão coordenadas pelo médico Luiz Marinho

CS Taquaral

Todos os dias, agentes comunitários de saúde farão palestra sobre o auto-exame de mama

Mostra, na recepção, de vídeos informativos sobre câncer de mama, além da distribuição de cartazes e folders

Hospital Celso Pierro, da Puc Campinas

Atividades educativas para alunas e funcionárias

Atividades para orientação e realização de auto-exame da mama na sala de espera do Hospital Celso Pierro

Volta ao índice de notícias