Mais de três caminhões de criadouros são recolhidos em gincana educativa sobre dengue

02/09/2004

Talita El Kadri

Cerca de três caminhões de materiais que podem servir de criadouros para o Aedes Aegypti foram entregues à Vigilância em Saúde (Visa) Sul por alunos do colégio estadual Celeste Palandi de Melo, no bairro Campo Belo I, apenas nos três primeiros dias da gincana educativa de combate à dengue. O evento, que começou segunda-feira, dia 30 de agosto, e termina amanhã, sexta-feira, dia 3 de setembro, acontece na área de abrangência do Centro de Saúde São Domingos.

De acordo com a Vigilância em Saúde Sul, a ação tem como objetivo conscientizar os alunos e transformá-los em multiplicadores da causa na área, além diminuir o índice breteau - que aponta a porcentagem do número de criadouros com larvas do mosquito por residência - na região. A área do CS São Domingos registrou, em 2001, a maior epidemia da doença da história de Campinas com mais de 600 casos e ocorrências da forma hemorrágica, mais grave e que pode levar à morte.

A coordenadora pedagógica do colégio, Rita de Cássia da Silva Souza, diz que os 1.165 alunos de 32 turmas do colégio que participam da gincana estão estimulados em conquistar o prêmio - uma visita ao Museu Dinâmico de Campinas, localizado no Parque Portugal.

"As crianças, por meio de uma brincadeira, estão retirando uma enorme quantidade de criadouros do mosquito, como pneus, garrafas e caixas das ruas e casas do bairro para conquistar pontos e vencer a disputa – Rita diz que está entusiasmada com o resultado da ação, considerado melhor que o previsto – os agentes de saúde estão recolhendo o material diariamente, mais vezes até do que o planejado, tamanha a quantidade de lixo acumulada aqui".

A direção do colégio afirma que pretende promover a gincana em outras oportunidades devido à importância e eficiência da ação. "Os profissionais de saúde já tentaram retirar entulhos da região de diversas formas, mas, com certeza, essa foi a maneira que obteve mais sucesso", afirma o diretor da escola, Manoel Francisco do Amaral.

Prêmio. "As crianças estão tão empenhadas na retirada dos criadouros da região que seria injusto premiar apenas uma turma - afirma a professora de português das 5ªs séries, Olinda Batista - os alunos estão ansiosos pelo resultado"

A agente de saúde, Schirlene de Melo Maia, diz que a equipe organizadora do evento pretende ampliar o prêmio como reconhecimento aos alunos. A Visa Sul informa que a contagem de pontos vai ser feita após o término da retirada do lixo do colégio. Em seguida será iniciada a próxima gincana na região.

Volta ao índice de notícias