Secretaria de Saúde amplia convênio e passa a realizar litotripsia em Campinas

06/09/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas passou a disponibilizar, a partir deste mês, litotripsia para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em três hospitais do município. A litotripsia é uma técnica que destrói os cálculos renais por meio de ondas e evita que o paciente seja submetido a um procedimento invasivo (cirurgia que necessita de anestesia e internação). O benefício foi viabilizado por meio da ampliação da parceria com os hospitais Beneficência Portuguesa, Albert Sabin e Maternidade de Campinas.

Até então, pacientes do SUS Campinas com indicação para litotripsia tinham que ser encaminhados para Amparo e Bragança Paulista. A partir de discussão com o Conselho Municipal de Saúde, os recursos foram redirecionados para que o atendimento passasse a ser feito em Campinas.

"A iniciativa amplia e melhora a qualidade do atendimento. Contribui para a consolidação do Sistema Único de Saúde de Campinas e, sem dúvida, representa um ganho para o paciente, que não terá que se deslocar para outros municípios", diz o médico sanitarista Adílson Rocha Campos, diretor do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organizacional da Secretaria de Saúde de Campinas.

Adílson informa que o paciente com problemas de cálculo renal necessita primeiro de uma consulta com a respectiva equipe do Paidéia no centro de saúde de referência para o bairro onde mora. Em seguida, a pessoa é encaminhada para o urologista e, se houver indicação, será agendada litotripsia em um dos três hospitais conveniados.

"Por enquanto, conseguimos apenas redirecionar o recurso com base numa série histórica que aponta 53 procedimentos por mês. A idéia é ampliar o valor para que seja possível atender a toda demanda", diz a médica Maria Cecília Piovesan, do apoio técnico do Departamento de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde.