Saúde reforça orientações para reduzir riscos de doenças devido ao tempo seco

08/09/2004

Denize Assis

O clima seco, com temperaturas acima de 30 graus e umidade relativa do ar abaixo de 20%, levou a Secretaria de Saúde de Campinas a reforçar hoje, dia 8 de setembro, as orientações para unidades de saúde da rede pública municipal quanto aos cuidados a serem tomados e repassados para a população para evitar agravos à saúde, principalmente problemas respiratórios em crianças e idosos.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a umidade tem caído para índices menores de 20% na cidade no período da tarde, o que caracteriza estado de alerta. A estiagem chega aos 46 dias, sem previsão de chuvas pelo menos até o próximo sábado e a umidade relativa do ar vai continuar baixa até o fim desta semana. Esta situação é típica dos dias quentes de inverno.

"Portanto, a Secretaria de Saúde orienta que se houver necessidade de atividades coletivas em ambientes fechados que sejam realizadas preferencialmente até 10 horas da manhã. O mesmo vale para atividades físicas do tipo caminhada, ginástica chinesa lian gong e outras", diz o médico sanitarista Roberto Mardem Farias, diretor municipal de Saúde.

Roberto informa que é necessário estar atento para as recomendações do estado de alerta como evitar aglomerações, ingerir muita água, mais que dois litros por dia, oferecer bastante líquido para as crianças, usar soro fisiológico nas narinas, umidificar o ambiente e sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol.