Campinas espera mais de 2,5 mil no 3º encontro nacional de lian gong

10/09/2004

Talita El Kadri

A Organização Não Governamental (ONG) Ideais com apoio da Secretaria Municipal de Saúde promove neste domingo, dia 12 de setembro, das 9h às 13h, no Ginásio de Esportes de Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o terceiro encontro nacional de ginástica chinesa lian gong (pronuncia-se liam cum). A expectativa é de que 2,5 mil pessoas de várias cidades do país participem. Em Campinas, desde 2001, a Secretaria Municipal de Saúde tem expandido as práticas naturais - não biomédicas -, entre elas a ginástica chinesa, na rede pública municipal de saúde.

De acordo com o organizador do evento e professor de artes marciais, Nelson Iba, o encontro terá apresentações de danças chinesa e brasileira, demonstrações dos grupos de lian gong e palestras sobre o tema. Participam do encontro 74 grupos de todo o país, sendo 35 equipes da rede pública de saúde de Campinas, somando 888 pessoas.

"Vamos comemorar, nesse encontro, os 30 anos do lian gong e homenagear o criador da técnica, o chinês Zhuang Yuan Ming. Para isso contamos com a presença da introdutora da ginástica chinesa lian gong no Brasil, Maria Lúcia Li e de Carmem de Simoni, representante do Ministério da Saúde", afirma Iba.

Adesão. Atualmente, mais de 2,5 mil pessoas se exercitam semanalmente por meio da técnica do lian gong nos Centros de Saúde, Módulos Paidéia de Saúde da Família e demais serviços da rede municipal de Saúde de Campinas. A ginástica passou a ser utilizada e expandia no Sistema Único de Saúde por meio do projeto Corpo em Movimento, da Secretaria de Saúde, e virou um sucesso entre os usuários.

"Numa série de 36 exercícios, o lian gong trabalha a musculatura, as articulações e tendões do corpo todo. É recomendado para pessoas com artrose, tendinite, fibromilagia, além de outras queixas e para pessoal com mais idade. A ginástica chinesa pode ser utilizada ainda na prevenção de agravos à saúde", diz o médico sanitarista Alexandre César de Conti, coordenador do Grupo de Estudos e Trabalhos em Racionalidades Integrativas em Saúde (Getris) da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo César de Conti, os reflexos da prática do lian gong são traduzidos pela satisfação por parte da população. "Além disso, a prática diminui a utilização de medicamentos, a demanda por especialidades, internações e a procura pelo pronto-socorro. E, pensando do ponto de vista da saúde pública, diminui custos", diz o coordenador do Getris.

Para participar dos grupos de lian gong basta o interesse do cidadão, que deve entrar em contato com o Centro de Saúde mais próximo de sua casa.