Ações educativas marcam Semana Mundial da Amamentação em Campinas

13/09/2004

Denize Assis

Para marcar a 13a Semana Mundial da Amamentação, que acontece de hoje a sábado, 13 a 18 de setembro, os Centros de Saúde de Campinas e Módulos Paidéia de Saúde da Família apresentam vídeos educativos, realizam palestras e exposições entre outras ações de incentivo à amamentação.

Na quarta-feira, dia 16, das 8h30 às 11h30, a Secretaria de Saúde promove palestra da professora doutora Gabriela Doroty de Carvalho com o tema "Amamentação Exclusiva na Prevenção do Respirador Oral". O evento, dirigido a profissionais da área de saúde, acontece no Auditório da Estação Cultura. Também na quarta-feira, dia 16, acontece teleconferência para o debate Amamentação por uma vida melhor, das 15h às 17h30, no Senac de Campinas, na rua Sacramento, 490, Centro.

O objetivo da semana da amamentação, que este ano tem como tema "Aleitamento materno exclusivo: seguro, saudável e sustentável", é conscientizar a comunidade e as mulheres sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê, incentivar a amamentação, capacitar as equipes do Paidéia no manejo clínico de aleitamento materno e divulgar o Centro de Lactação – Banco de Leite Humano Municipal de Campinas.

O Ministério da Saúde recomenda aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, sem água, sem chá ou qualquer outro tipo de líquido ou alimento. A partir daí, vão ser introduzidos outros alimentos mas o leite continua sendo o leite materno.

A pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano Municipal de Campinas, informa que o aleitamento materno traz muitos benefícios para o bebê, a mãe, a família, a comunidade e até para a nação. "O bebê amamentado tem proteção contra as doenças infecciosas, incluindo as diarréias, doenças respiratórias e otites, além de ter menos riscos de distúrbios alimentares. E, se o bebê adoece menos, tem menos risco de morrer", diz.

De acordo com a pediatra, o risco da mãe que amamenta ter uma hemorragia é menor, a recuperação pós-parto e a perda de peso são mais rápidas e estudos ainda sugerem relação entre a amamentação e a menor incidência de câncer de mama. "Além disso, o lado emocional também fica favorecido porque se o bebê está bem, está saudável, a mãe e toda a família estão bem", afirma. Cláudia lembra ainda a importância do aleitamento no combate à fome porque desta forma se combate a fome com a nutrição mais adequada, com o melhor alimento que o bebê pode receber.

O médico pediatra e sanitarista Roberto Mardem Farias, diretor municipal de saúde, informa que Campinas tem desenvolvido um bom trabalho de estímulo à amamentação. Segundo o diretor, a ação do Banco de Leite Humano Municipal de Campinas nos diversos setores da comunidade é bastante importante e as atividades dos centros de saúde e do comitê de apoio e incentivo à amamentação também são fundamentais. "Apesar disso, os indicadores ainda não são os adequados. Podemos melhorar muito", diz.

Roberto afirma que o município tem uma expectativa grande e aposta na capacitação dos agentes comunitários de saúde para que eles atuem para ampliar as ações de incentivo à amamentação. "A idéia é que os agentes sejam o apoio para mãe na primeira semana de vida do bebê porque eles são os primeiros profissionais a ter contato com a mulher, na casa dela, percebendo suas dificuldades e com oportunidade de identificar e encaminhar aos centros de saúde os casos das mães que, sem a orientação, optariam pelo desmame.

Programação:

Dia 16 – Das 8h30 às 11h30: palestra da Profª Dra. Gabriela Doroty de Carvalho com o tema: "Amamentação Exclusiva na Prevenção do Respirador Oral", no Auditório da Estação Cultura, Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n° Centro. Os participantes deverão utilizar o estacionamento com entrada pela Rua Francisco Theodoro n° 1050 (primeira à direita após o Viaduto Miguel Vicente Cury).

Das 15h às 17h30: Teleconferência para o debate Amamentação: por uma vida melhor, no auditório do Senac de Campinas, rua Sacramento, 490, Centro. Com a participação de João Agripino, coordenador da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, da Fundação Oswaldo Cruz, e de Sônia Salviano, coordenadora da Política Nacional de Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde.

CS Orozimbo Maia e CS Esmeraldina

Atividades educativas durante toda semana

CS Jd Esmeraldina

Filme sobre amamentação na sala de espera

Palestras relâmpagos na sala de espera

Tratar "aleitamento materno" nos grupos existentes na unidade (lian gong, hipertensos, gestantes e etc.)

Mesa com boneca, mama cobaia e folhetos explicativos

Dia 14 - às 9h: palestras no salão comunitário com equipe multidisciplinar.

CS Orozimbo Maia

Dia 13 - das 16h as 17h: Palestra com enfermeira Silvia e Dr Kellen pediatra para gestantes e puerperais

Dia 14 - Exposição de vídeos sobre aleitamento e cartazes, plantão de dúvidas sobre amamentação

Dia 15 – Das 9h às 10h: Palestras sobre aleitamento com enfermeira Silvana e Dr Sara dentista

Dia 16 – Às 14h: Palestras de aleitamento no grupo de lian gong. Local: professor José Jorge Filho s/nº Associação Jd Carlos Lourenço. Das 13h às 14h: Palestras sobre aleitamento com Dr Edna ginecologistas local. No próprio CS Orozimbo Maia.

Dia 17 – Das 13h30 às 14h30: Palestra com Dr. Luiz Eduardo ginecologista, sobre aleitamento

CS Anchieta

Dia 15 – Apresentação de vídeo sobre amamentação

Dia 17 – Comemoração da Semana do Aleitamento Materno

Local: Salão Igreja Católica (próximo ao terminal de ônibus)

Público alvo – gestantes e mães com filhos em aleitamento materno exclusivo

Programação:

13h45 – Chegada ao local

14h – Apresentação do grupo

14h30 – Palestra "Odontologia e Amamentação" / Dra. Adriana Y. Almeida

15h – Lanche comunitário

15h30 – Vídeo

16h – Comentários e troca de experiências

17h – Encerramento

Módulo Rosália

Dia 16 – Vídeo e orientações sobre Aleitamento Materno

Público alvo – População em geral

Participação pediatra Elza B. Pladeval

Período tarde

Dia 17 – Às 13h30: Vídeo de orientações sobre Aleitamento Materno

Público alvo – Grupo de gestantes

Participação – Enfª Helena Watanabe

CS Santa Bárbara

Dia 17 - Às 8h30: Exposição de painel com fotos de mães amamentando

Cartazes com orientações e importância do Aleitamento Materno

Palestra sobre Aleitamento Materno, com participação de Pediatra, Enfermeiro, Dentista, Agentes Comunitários de Saúde.

Público alvo – Gestantes

CS Barão Geraldo

Filme educativo sobre Aleitamento Materno na sala de espera do Centro de Saúde durante toda semana

Painel de fotos com mães amamentando.

CS Boa Vista

Recolhimento de frascos para o Banco de Leite

Apresentação de vídeo educativo na sala de espera do acolhimento, durante a semana , para a população em geral

Montagem de barraca na área interna do C.S. para exposição de materiais educativos e distribuição de panfletos durante toda a semana.

Visita dos profissionais de saúde ao Banco de Leite Humano na Maternidade de Campinas

Conscientização dos profissionais do Centro de Saúde, reuniões de equipe de referência, sobre importância do Aleitamento Materno Exclusivo.

Painel de fotos na recepção com mães amamentando, durante toda semana.

CS São Marcos

Mural de fotos com mães amamentando

Apresentação de vídeo sobre Aleitamento Materno em sala de espera durante toda semana de comemoração ao Aleitamento Materno

Capacitação de profissionais da Unidade com relação ao Aleitamento Materno

Volta ao índice de notícias