Atividades na escola Rosina celebram aniversário do projeto Por um Satélite Melhor

13/09/2004

Talita El Kadri

Atividades de educação em saúde, educação ambiental, esportivas e de lazer movimentaram cerca de 700 alunos da Escola Estadual Rosina Frazatto dos Santos, no Satélite Íris, nesta segunda-feira, dia 13 de setembro, em comemoração ao aniversário de um ano do projeto Por um Satélite Melhor. A ação foi promovida pela Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste.

O projeto, que é uma parceria da escola com as secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social e de Cultura, Esportes e Turismo e conta ainda com o apoio da Mata Santa Genebra, do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e da Administração Regional (AR) -13, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores da região do Satélite Íris por meio do manejo correto do lixo.

Segundo a supervisora de controle ambiental da Secretaria de Saúde, Denize Rodrigues de Souza, já foram promovidas três grandes ações visando garantir a limpeza das ruas da região e a conscientização da população. "As crianças são alvo das ações pois tornam-se multiplicadoras da causa e assim ensinam à comunidade – Denize afirma que as crianças aprendem com facilidade, já que ainda não adquiriram hábitos – que é mais eficaz plantar uma semente e ensinar do que remediar o ato incorreto".

Durante as atividades, agentes de saúde do módulo Paidéia do Satélite Íris I e da Visa Noroeste orientaram os alunos sobre cuidados em relação à dengue. Profissionais da Mata Santa Genebra apresentaram vídeos, cartazes e fizeram palestras mostrando a importância da conservação da fauna e da flora da região.

"Conseguimos, por meio das parcerias e da intersetorialidade da Prefeitura Municipal de Campinas, recuperar as lixeiras dessa área, acabar com alguns esgotos que estavam abertos, melhorar as vias de circulação e estradas na região", diz Denize. A agente de saúde do módulo do Satélite Íris I, Viviane Alves Barreto Fernandes, completa que notou a diminuição do número de criadouros – recipiente ou local que possa acumular água e que, portanto, propicia a proliferação mosquito – de dengue nas casas do bairro.

A vice-diretora da Escola, Rosina Frazatto, informa que atividades de conscientização ligadas ao projeto são promovidas pelos professores durante todo o ano . "Existe melhora imediata da situação, porém, temos sempre que reforçar os trabalhos. Principalmente porque os maiores problemas com lixo na região são conseqüência da ação de animais que mexem nas lixeiras", diz.

O módulo de saúde de referência da região é o Satélite Íris I, que existe há dois anos. A unidade é referência para 1,2 mil famílias e promove cerca de 70 atendimentos diários.