Gastão Wagner, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, recebe Prêmio Opas 2004

16/09/2004

Denize Assis

A Organização Panamericana de Saúde (Opas) concede este ano, na sua 134ª Sessão do Comitê Executivo, ao médico sanitarista Gastão Wagner de Sousa Campos, Secretário Executivo do Ministério da Saúde e ex-secretário municipal de Saúde de Campinas, o Prêmio OPAS de Administração 2004, destinado a personalidades que se destacam na Saúde Pública da América Latina.

Uma das diretoras da Opas, Mirta Roses Periago, disse que a escolha se deve à contribuição de Gastão Wagner ao modelo de atenção sanitária com visão humanizada e resolutiva e pelos esforços pioneiros do sanitarista no desenvolvimento no método de administração conjunta. "Isto fortaleceu o vínculo entre os serviços e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), incrementando a democratização dos serviços e servindo de exemplo a outros países" afirmou Periago.

Para André Vinícius Pires Guerrero, assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, a premiação representa um alto reconhecimento pelo trabalho na gestão pública capaz de colocar qualquer candidato em situação de grande responsabilidade. Isto porque, segundo Guerrero, ao mesmo tempo em que constitui motivo de orgulho e de alegria, a indicação exige uma reflexão profunda sobre os efeitos éticos, políticos e sociais da intervenção feita no campo das políticas públicas.

"Como cidadão e militante da Saúde Pública brasileira, fico feliz de poder constatar que, uma das figuras mais atuantes da Saúde Coletiva está sendo reconhecida também internacionalmente, sendo motivo de orgulho para o Brasil", disse Guerrero.

O prêmio será entregue durante o 45o Conselho Diretor da Opas, em Washington entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro.