Vacinação na Sudoeste encerra campanha anti-rábica de 2004

16/09/2004

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas realiza no próximo final de semana, dias 18 e 19 de setembro, a quinta e última etapa da campanha anti-rábica do ano de 2004, desta vez em gatos e cães na Região Sudoeste da cidade. A vacinação será das 8h às 17h e as doses, gratuitas, estarão disponíveis em 51 postos fixos e volantes espalhados por locais estratégicos dos bairros da região. Em alguns pontos, a vacinação ocorrerá apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde.

Todos os gatos e cães com mais de dois meses, inclusive animais em gestação e mesmo aqueles que já tomaram a vacina este ano, devem ser levados aos postos. A vacina não tem contra-indicações. A meta do Distrito Sudoeste é vacinar pelos menos 25,1 mil cães e 2,1 mil gatos.

Os animais que forem vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço após um mês. Neste caso, a vacina pode ser feita no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde a dose é de graça, ou, se o dono preferir, em veterinário particular.

O médico veterinário Cláudio Castagna informa que a Secretaria de Saúde quer, novamente este ano, atenção especial para os gatos. Segundo ele, nos últimos anos, esse animal de estimação tem atingido importância cada vez maior na cadeia de transmissão do vírus rábico.

Cláudio explica que o vírus da raiva deixou de circular entre os cães da cidade e passou a se manter no ambiente na população de morcegos urbanos. Isso faz com que o gato, que tem acesso aos mesmos espaços onde vive o morcego - copas das árvores e telhados -, e hábitos de caçador, tenha maior probabilidade de contato com o vírus.

"Por causa disso o gato passou a ser o elo mais importante da transmissão da raiva entre um morcego infectado e o homem", diz o médico veterinário. Tanto que o último caso de raiva em animal de estimação em Campinas foi em gato, em 1998, no Parque Santa Bárbara.

Saiba mais. A raiva é causada por um vírus, pode acometer também o homem e não tem cura. O animal doente elimina o vírus pela saliva, transmitindo a doença quando morde, arranha ou lambe outro animal ou o homem.

Os cães e gatos são os principais transmissores de raiva para as pessoas. Por isso, a vacinação destes animais, que deve ser feita todos os anos, é muito importante para evitar que a doença acometa o homem.

Onde estarão os postos - No sábado, 18, a vacinação ocorre no nos bairros Dic VI, Ocupação Santo Antonio, Parque Vista Alegre, Carajás, Ocupações, Jardim Ademar de Barros, Jardim Aeronave, Jardim São Pedro de Viracopos, Jardim Planalto de Viracopos, zona rural da área do Aeroporto de Viracopos, Vila Vitória, Mauro Marcondes, Vida Nova, Jardim Ouro Verde, bairro Nossa Senhora Aparecida, Iporã, Fogueteiro, Chácaras São José, Projeto Uruguai, Parque Universitário, Jardim Vista Alegre, Parque Dom Pedro I, Jardim Shangai, Residencial São José e Jardim Maria Helena.

No domingo, 19, haverá postos no Jardim Aeroporto, Vila Jocyara, Jardim Santa Letícia, Jardim Capivari, Vila Palácios, Núcleo do Ipiranga, Morumbi, Jardim Itatinga, Jardim Telesp, Jardim Maria Rosa, Jardim Santa Lúcia, Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Santa Amália, Jardim Santa Terezinha, Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Petrópolis, Jardim Márcia, Parque Residencial Vila União, Vila Nova Independência e Jardim Yeda.

Volta ao índice de notícias