Centro de Saúde Faria Lima orienta alunos sobre como combater a dengue

17/09/2004

Denize Assis

A partir de segunda-feira, dia 20 de setembro, alunos de sete escolas na abrangência do Centro de Saúde (CS) Faria Lima, na região Sul de Campinas, recebem informações sobre dengue, o mosquito transmissor e orientações sobre as formas de prevenção da doença. As atividades serão desenvolvidas por meio de vídeos, palestras, teatros de fantoches e outras brincadeiras promovidas pelos agentes comunitários de saúde e outros profissionais do CS Faria Lima e da Vigilância em Saúde (Visa) Sul.

A bióloga Heloísa Girardi Malavasi, da Visa Sul, informa que o controle da dengue está diretamente relacionado à educação e exige um trabalho continuado. "As pessoas precisam incorporar no seu dia-a-dia hábitos para o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Para isto, é necessário que as equipes de saúde estejam indo sempre às casas, às escolas, à comunidade, ao bairro", diz a bióloga.

Heloísa ressalta que o trabalho nas escolas é bastante eficaz porque se multiplica na medida em que professores e alunos reproduzem as informações nas suas famílias e em outros locais de convívio. "As crianças são multiplicadores nas suas comunidades e nas suas casas. E o professor pode levar para outras escolas", afirma.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Esses mosquitos costumam picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde, evitar medicamentos à base da ácido acetilsalicílico, como aspirina, AAS, melhoral, entre outros, e ingerir líquido em abundância.

A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito. O mosquito procura água acumulada para colocar seus ovos em recipientes como pneus, latas, garrafas, vasos de planta, caixas d´água destampadas e piscinas não tratadas, entre outros. Este ano, em Campinas, foram registrados 22 casos de dengue.

Onde serão desenvolvidas as atividades:

20/09 - EMEI Carlos Zink (São Bernardo)- Teatro de fantoches (manhã e tarde)
22/09 - Escola Júlio Chevalier (Vila Industrial) - teatro de fantoches, palestra e vídeo (tarde)
24/09 - Escola Júlio Chevalier (Vila Industrial) - teatro de fantoches, palestra e vídeo (tarde)
27/09 - EMEI Celisa Amaral (Vila João Jorge) - teatro de fantoches (manhã)
29/09 - EMEI Celisa Amaral (Vila João Jorge) - teatro de fantoches (tarde)
04/10 - Escola Vítor Meireles (São Bernardo) - vídeo e palestra (tarde)
06/10 - Escola Vítor Meireles (São Bernardo) - vídeo e palestra (tarde)
18/10 - E. E. José Maria Matosinho (São Bernardo) - palestra e vídeo (manhã)
20/10 - E. E. José Maria Matosinho (São Bernardo) - palestra e vídeo (tarde)
25/10 - Escola Sebastião Nogueira (São Bernardo) - vídeo e palestra (manhã)
27/10 - Escola Sebastião Nogueira (São Bernardo) - vídeo e palestra (tarde)
08/11 - Escola Geni Rodrigues (São Bernardo) - vídeo e teatro de fantoches (manhã)
10/11 - Escola Geni Rodrigues (São Bernardo) - vídeo e teatro de fantoches (tarde)

Volta ao índice de notícias