Gastão Wagner, secretário nacional de saúde, recebe Prêmio Opas 2004

17/09/2004

Denize Assis

A Organização Panamericana de Saúde (Opas) concede este ano, na sua 134ª Sessão do Comitê Executivo, ao médico sanitarista Gastão Wagner de Sousa Campos, Secretário Executivo do Ministério da Saúde e ex-secretário municipal de Saúde de Campinas no atual governo – em que implantou o Programa Paidéia Saúde da Família -, o Prêmio OPAS de Administração 2004, destinado a personalidades que se destacam na Saúde Pública da América Latina.

Uma das diretoras da Opas, Mirta Roses Periago, disse que a escolha se deve à contribuição de Gastão Wagner ao modelo de atenção sanitária com visão humanizada e resolutiva e pelos esforços pioneiros do sanitarista no desenvolvimento no método de administração conjunta. "Isto fortaleceu o vínculo entre os serviços e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), incrementando a democratização dos serviços e servindo de exemplo a outros países" afirmou Periago.

Para André Vinícius Pires Guerrero, assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, a premiação representa um alto reconhecimento pelo trabalho na gestão pública capaz de colocar qualquer candidato em situação de grande responsabilidade. Isto porque, segundo Guerrero, ao mesmo tempo em que constitui motivo de orgulho e de alegria, a indicação exige uma reflexão profunda sobre os efeitos éticos, políticos e sociais da intervenção feita no campo das políticas públicas.

"Como cidadão e militante da Saúde Pública brasileira, fico feliz de poder constatar que, uma das figuras mais atuantes da Saúde Coletiva está sendo reconhecida também internacionalmente, sendo motivo de orgulho para o Brasil", disse Guerrero.

O prêmio será entregue durante o 45o Conselho Diretor da Opas, em Washington entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro.

Currículo. Gastão Wagner de Sousa Campos, 52 anos, natural de Catalão, Goiás, é médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília e sanitarista pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). Professor livre docente da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e ex-diretor do Departamento de Medicina Preventiva da instituição exerce, atualmente, o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Saúde.

Foi secretário de Saúde de Campinas duas vezes. Na primeira, ficou no cargo de 1989 a 1990. Na segunda, de 2001 ao início de 2003, quando, com sua equipe, introduziu o Programa Paidéia de Saúde da Família que se tornou referência no País e já conquistou, inclusive, o Prêmio Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e o Prêmio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Deixou a Secretaria de Saúde de Campinas para assumir a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

Tem três livros publicados sobre saúde pública: Saúde Pública e Defesa da Vida, Reforma da Reforma – Repensando o SUS e Um Método para Análise e Co-Gestão de Coletivos. Também publicou os romances Calidoscópio e Tomar a Terra de Assalto. É casado com a médica sanitarista Rosana Onocko Campos e tem três filhos.