Ações de prevenção à saúde marcam dia do idoso no Santa Odila

21/09/2004

Denize Assis

Em comemoração ao Dia do Idoso, nesta terça-feira, 21 de setembro, o Centro de Saúde Santa Odila, na região Sul de Campinas, promoveu uma série de ações com o tema "Melhore sua qualidade de vida". Durante todo horário de expediente da unidade, usuários idosos puderam passar por avaliações para o controle e diagnóstico de hipertensão arterial – pressão alta – e diabetes. Após os exames, todos receberam um lanche ligth.

A comemoração prossegue na quarta-feira da semana que vem, dia 29, (data a ser confirmada) com uma sessão de cinema para os usuários idosos que participam de atividades em grupo no Centro de Saúde. O filme, escolhido pelos próprios participantes, é o brasileiro Irmãos de Fé, dirigido por Moacyr Góes.

"A idéia é que as sessões de cinema sejam incorporadas ao calendário destes usuários para ocorrer a cada dois meses", diz a agente comunitária de saúde Ângela Marta Ziole. Ela informa ainda que, dentro das atividades pelo dia do idoso, acontece em 1 de outubro, das 13h30 às 17h, um baile no prédio do antigo edifício Concorde.

Todas estas atividades, além das ações em grupo como ginástica chinesa lian gong, ioga, artesanato e reciclagem, pintura em tecidos e mosaico são parte do trabalho do Centro de Saúde Santa Odila – que tem como base o Paidéia Saúde da Família - para promover a saúde, estimular o autocuidado e resgatar a auto-estima dos usuários.

"Os resultados são muito bons. Muitos já conseguem controlar o diabetes e a hipertensão sem medicamentos. Além disso, estas atividades permitem criar e reforçar o vínculo ao longo do tempo. E o melhor é constatar a animação destas pessoas", diz Ângela.

Além dos grupos de caminhadas, alongamento, ginástica chinesa e artesanatos, o CS Santa Odila tem grupos de orientação em saúde mental, de gestantes, dependência química entre outros.

O CS Santa Odila fica na rua Beato Marcelino Champagnat, 187, e funciona das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. Os telefones são 3234-0905 ou 3276-9716. A unidade conta com Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se sempre na terceira quinta-feira do mês, às 16h, na sua sede.

Volta ao índice de notícias