Passeata reúne 500 alunos no São Marcos para lembrar formas de prevenir a dengue

22/09/2004

Denize Assis

Uma passeata para lembrar as maneiras de prevenção da dengue mobilizou mais de 500 alunos da Escola Castinalta de Barros na manhã desta quarta-feira, dia 22 de setembro, no Jardim São Marcos, na região Norte de Campinas. O evento, que também teve atividades recreativas, encerrou a primeira etapa do Projeto Primavera – Florescer com Saúde direcionado a 3,4 mil estudantes de escolas públicas da abrangência dos Centros de Saúde (CS) São Marcos e Santa Mônica. O trabalho, promovido pela Secretaria de Saúde por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, teve início dia 9 deste mês.

"A idéia, agora, é avaliar e aprimorar o projeto e levá-lo para outras escolas da região norte", diz Roberto Ribeiro de Souzas, supervisor de controle ambiental da Visa Norte. Segundo Roberto, as crianças são multiplicadores em potencial das informações e conseguem repassá-las de forma fiel, praticamente da mesma forma que elas receberam, nas suas casas, nas suas comunidades e em outros ambientes coletivos.

O supervisor informa que, além da passeata, o encerramento teve apresentação da fanfarra da escola, atividades de esporte e lazer como cama elástica, concurso de dança, campeonato masculino e feminino de futebol de salão, tênis de mesa, jogo de peteca com raquete (bad minton) e vôlei. As atividades contaram com apoio da ronda escolar e da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

O Projeto Primavera funciona assim: agentes comunitários de saúde e outros profissionais dos Centros de Saúde envolvidos e Visa Norte passam informações durante 15 minutos na sala de aula sobre a dengue, formas de prevenção e combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Depois disso, os alunos são convidados a ir até o pátio da escola para atividades interativas que incluem exposição de exemplares de animais como morcegos, cobras e larvas do mosquito da dengue, disponíveis no kit do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de animais peçonhentos e fauna sinantrópica. Neste momento, os alunos podem tirar dúvidas e a equipe aproveita a oportunidade para abordar temas como leptospirose e febre maculosa.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Esses mosquitos costumam picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde, evitar medicamentos à base da ácido acetilsalicílico, como aspirina, AAS, melhoral, entre outros, e ingerir líquido em abundância.

A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito. O mosquito procura água acumulada para colocar seus ovos em recipientes como pneus, latas, garrafas, vasos de planta, caixas d´água destampadas e piscinas não tratadas, entre outros. Este ano, em Campinas, foram registrados 22 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias