Botica da Família é inaugurada com expectativa de ampliação da fitoterapia na rede pública

22/09/2004

Talita El Kadri

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou hoje, 22 de setembro, às 16h, na rua Lauro Vanucci, 1200, no Jardim Santa Cândida, a Botica da Família, a farmácia municipal que vai manipular os medicamentos fitoterápicos - feitos a partir de plantas medicinais-, para os usuários dos serviços de saúde da rede pública de Campinas.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Izalene Tiene, da secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, da embaixadora da Costa Rica, Sara de Gloobe, do cônsul geral da Costa Rica, Rafael Acosta Carvajal e do presidente da Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) e secretário de cooperação internacional e Ciatec, Mário Dino Gadiole.

De acordo com a secretária de Saúde, a Botica da Família possibilita baixar o custo desses medicamentos que antes eram comprados pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio de licitações. "A nova farmácia facilita e aumenta o controle de qualidade dos fitoterápicos, desde a compra da matéria-prima, estocagem até a produção", diz Maria do Carmo Carpintéro. Ela afirma, ainda, que a intenção é que a Botica garanta o fornecimento contínuo e permita a expansão e ampliação da fitoterapia em Campinas.

As práticas naturais são opções terapêuticas no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e, segundo o médico sanitarista, Roberto Mardem Farias, tratam a doença levando em conta também todo o contexto de vida da pessoa e promove um vínculo maior com o paciente.

"A fitoterapia, em especial, utiliza matéria-prima nacional. Isso acarreta barateamento dos medicamentos e, a longo prazo, a diminuição da importação de produtos para remédio alopáticos, os industrializados", diz Mardem.