Prefeitura lança programa que facilita inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

23/09/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas lança amanhã, dia 24 de setembro, o Programa de Inclusão Profissional (PIP) para inserção de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho formal. A cerimônia de inauguração acontece a partir das 8h, no Centro de Referência (CR) em Reabilitação, é aberta a todos e marca a Semana Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

O CR, por meio do PIP, vai dar consultoria pública às empresas interessadas e pretende auxiliar no preparo dos usuários e facilitar o processo para ocupação de vagas. O PIP conta com a parceria de Organizações Não-Governamentais (ONGs), da Delegacia Regional do Trabalho de Campinas e de outras secretarias municipais da Prefeitura.

A coordenadora do CR, a psicóloga sanitarista Osmarina Chieranda Ruiz, afirma que o PIP tem a intenção de diminuir o preconceito em relação ao trabalho com deficientes físicos e possibilitar que os usuários do centro ocupem posições competitivas no mercado de trabalho. Segundo ela, este público encontra muitas barreiras para ingressar no mercado. Além do preconceito, estas pessoas têm dificuldade com informações sobre contratação e com transporte para o local de trabalho.

Para possibilitar o programa e solucionar os problemas encontrados atualmente, o CR formou um banco de dados, no qual foram armazenadas informações sobre nível escolar e habilidades dos usuários. Osmarina explica que, com base nesse arquivo e a partir do interesse do usuário e da demanda das empresas, o deficiente é encaminhado ao trabalho. O CR pretende viabilizar a capacitação de atividades específicas e o transporte dos usuários por meio de parcerias.

PIP nas empresas. O Centro vai auxiliar as empresas buscando soluções simples e acessíveis no processo de eventuais adaptações para acolher os deficientes físicos, preservando a saúde dos mesmos. De acordo com Osmarina, o CR se dispõe a esclarecer quaisquer dúvidas dos demais funcionários da instituição e promover a integração entre todos. Ela afirma, ainda, que as empresas de Campinas têm vagas e costumam procurar os profissionais no CR.

"Isso acontece porque as instituições obtêm muitas vantagens ao empregar deficientes físicos. Os benefícios vão desde os bons resultados apresentados até o cumprimento da lei que estabelece uma cota mínima de trabalhadores nestas condições numa empresa. Além disso, indicadores internacionais reconhecem e valorizam as empresas que empregam deficientes", afirma Osmarina.

Os portadores de deficiência podem se manifestar para inclusão no programa no Centro de Referência em Reabilitação e as empresas interessadas também devem procurar o serviço que fica na rua Atílio Miato, 210, no bairro Santana II, em Sousas. O telefone da unidade é 3258-6011, ramal 6. O e-mail é saude.reabfisica@campinas.sp.gov.br

Saiba mais. O CR em Reabilitação é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde, mantido com verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), e presta assistência gratuita a crianças e adultos com deficiência permanente ou temporária.

São casos como os de pessoas que necessitam de reabilitação em ortopedia, colocação de órteses e próteses, pacientes acometidos por seqüelas em função de derrame cerebral, seqüelas de tumores, lesão medular, crianças que precisam de clínica de fonoaudiologia ou são portadoras de seqüelas neurológicas e pessoas vítimas da violência urbana entre outros.

Na sede do CR, em Sousas, são atendidos diariamente 280 usuários que podem permanecer no local parte do dia ou em período integral. Além da assistência clínica, as pessoas podem desenvolver atividades artesanais, físicas e participar de oficinas e projetos de geração de renda. Para o transporte das pessoas, a Prefeitura disponibiliza uma linha de ônibus com itinerário do Centro de Campinas até o Centro de Referência.