Secretaria de Saúde garante mais 22 leitos para o Sistema Único de Saúde

24/09/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas assinou nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, convênio com o Hospital Beneficência Portuguesa que garante mais 22 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 18 de retaguarda e 4 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os leitos de retaguarda são destinados aos pacientes atendidos nos prontos-socorros e centros de saúde e que necessitam de internação como os casos de pessoas com pneumonia ou descompensação cardíaca entre outros problemas. O custo mensal das novas unidades é de R$ 68,4 mil.

A partir de agora, Campinas passa a disponibilizar 1.508 leitos, sendo 201 de UTI, para os pacientes atendidos pela rede pública municipal de saúde. Mas ainda existe déficit de leitos na cidade, de acordo com o médico sanitarista Adilson Rocha Campos, responsável pelo Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organizacional (DGDO) da Secretaria de Saúde.

Segundo Rocha Campos, a ampliação dos leitos é prioridade da Secretaria Municipal de Saúde. O diretor informa que, desde 2001, somente no Hospital Municipal Mário Gatti, da Prefeitura, o número de leitos de UTI foi ampliado de 12 para 22 e os de neurocirurgia de 12 para 24.

Além disso, nos últimos três anos e meio, foram firmados e ampliados convênios para mais leitos no Hospital e Maternidade Celso Pierro e no Hospital Albert Sabin. A Secretaria de Saúde ainda estendeu, a partir deste mês, para todas as regiões da cidade, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que atende em casa as pessoas com doenças mais graves e evita hospitalizações desnecessárias.

"A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Paidéia de Saúde da Família, tem atuado para garantir mais acesso e melhorar a qualidade do atendimento aos usuários. Este é um dos maiores desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde e inclui ampliar os recursos destinados aos leitos. Para isto, contamos com a parceria dos hospitais filantrópicos", diz Adílson.