Campinas registra melhor desempenho dos últimos três anos em doação de órgãos

24/09/2004

Talita El Kadri

Campinas registrou, de janeiro a agosto de 2004, o melhor desempenho dos últimos três anos em número de doadores de órgãos e tecidos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 18 doadores de órgãos e tecidos este ano. No ano passado, no mesmo período, foram 14, e, em 2002, 7. Os números foram informados à Secretaria de Saúde nesta sexta-feira, dia 24, pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) para Transplantes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A cidade segue a tendência do Brasil que em 2003 atingiu o número recorde de 8,5 mil transplantes. Em 2002, foram realizados 7,9 mil e, este ano, o Ministério da Saúde tem a expectativa de que o número atinja 12 mil. O estado de São Paulo representa 40% do total de procedimentos no Brasil.

Mas embora os números sejam animadores, ainda há muito para ser feito na questão da doação de órgãos em Campinas e no País. É por isso que a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Hospital Municipal Mário Gatti, intensifica a partir deste sábado, dia 25 de setembro, em conjunto com a Liga de Enfermagem da OPO-Unicamp, Associação de Assistência aos Portadores de Hepatites Candidatos e Transplantados Hepáticos (APHOIE), Associação dos Pacientes Renais Crônicos (ARCC), Centro de Apoio ao Transplantado de Medula Óssea (CATMO), Hospitalhaços e Xododói, as ações para sensibilizar as famílias de doadores e estimular a doação (confira programação abaixo). As atividades, coordenadas pela OPO, lembram o dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, em 27 de setembro.

No Brasil, a legislação só permite doação com autorização dos familiares. Mesmo que o cidadão declare-se doador, seus órgãos só podem ser transplantados se a família permitir. Por isso, com o objetivo de orientar melhor as pessoas e informá-las sobre a importância do gesto de doar órgãos, o Hospital Municipal Mário Gatti desenvolve ações permanentes que são intensificadas para marcar ocasiões como o Dia do Doador.

Segundo a enfermeira da OPO, Nilza Hilário, as ações pretendem esclarecer eventuais dúvidas sobre doações e desmistificar idéias preconceituosas. Ela informa, ainda, que a subnotificação, ou seja, a não notificação de mortes encefálicas também será trabalhada durante essa semana para possibilitar o aumento do número de transplantes na região. "Vamos abordar as equipes de saúde para orientar quanto às alternativas e formas de viabilizar, identificar e confirmar esse quadro", diz Nilza. A enfermeira afirma que essa é uma ação contínua durante o ano, já que a partir da notificação da morte encefálica é iniciado os procedimento para viabilizar o transplante.

Transplantes e doações. De acordo com a assistente social do Hospital Municipal Mário Gatti, Vera Lúcia Reche, o processo de transplante é iniciado quando existe a notificação de morte encefálica. A equipe médica é responsável por averiguar a vontade da família em doar os órgãos, e, caso a resposta seja positiva, a Central de Captação de Órgãos, da Unicamp, é contatada.

Nesse momento, a equipe de captação de órgãos providencia a realização exames para verificar a possibilidade de promover o transplante. "Quando existe a notificação de morte encefálica pode acontecer o transplante ou não. A família precisa autorizar o procedimento e é preciso que o órgão esteja em boas condições para poder ser transplantado", afirma a enfermeira Nilza.

Caso o transplante se concretize, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO2), de Ribeirão Preto, é responsável pelo encaminhamento e distribuição dos órgãos no interior do estado.

Programação da Semana do Doador de Órgão e Tecidos:

Sábado, dia 25:

9h às 11h30: Brincadeiras, distribuição de folders, e orientações sobre a importância de doar órgãos, no Largo das Andorinhas

12h: Missa de abertura oficial da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, na catedral.

Distribuição de informativos nos postos de pedágios da região.

Domingo, dia 26:

9h: Caminhada pela Vida, no Bosque dos Jequitibás.

10h30: Apresentação do Coral de Vozes da Unicamp, no Bosque dos Jequitibás.

Segunda-feira, dia 27 (Dia Nacional do Doador de Órgãos):

9h: Solenidade da Organização de Procura de Órgãos (OPO/Unicamp) em parceria com instituição governamental e não governamental.

13h: Culto ecumênico para as famílias dos doadores.