Saúde investe na informação para melhorar controle da tuberculose

28/09/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas reforçou nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, a orientação para que os centros de saúde e módulos Paidéia de Saúde da Família ampliem as ações para levar à população esclarecimentos sobre a tuberculose, cujo controle é prioridade para o Governo Municipal. O município tem como objetivos aumentar a detecção de casos da doença, elevar o percentual de cura e reduzir o abandono de tratamento, principais eixos do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). O reforço nas atividades atende a campanha publicitária "Tuberculose tem remédio", do Ministério da Saúde, lançada esta semana.

Protagonizada pelo ator Pedro Cardoso, a campanha federal quer atingir especialmente as pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas ininterruptas e alertá-las de que podem estar com tuberculose. "A idéia é informar este público sobre a doença e orientar para que procurem, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima. O tratamento é de graça", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas. Outra informação a ser reforçada, diz Brigina, é que o tratamento, que dura seis meses, não pode ser abandonado em hipótese alguma.

A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente quando ele fala, espirra ou tosse, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar. Causada por um microorganismo, o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões.

Campinas integra o grupo de cidades, entre capitais e regiões metropolitanas, que concentram 75% dos casos de tuberculose registrados no País. Segundo dados da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, em 2003, foram detectados 336 novos casos da doença na cidade. Onze pessoas morreram, das quais seis tinham mais de 60 anos. Atualmente, o município apresenta taxa de cura de 65% dos casos tratados e 7,8% de abandono.

Metas. As metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose são descobrir, no mínimo, 70% dos casos estimados de tuberculose e curar pelos menos 85% destes. Atualmente, no Brasil, são detectados 85 mil novos casos da doença por ano e seis mil óbitos. O País apresenta 73% de índice de cura dos casos tratados e cerca de 12% de abandono do tratamento.