Centro de Saúde Santa Odila leva grupo de usuários idosos ao cinema

28/09/2004

Talita El Kadri

Um grupo de 50 idosos usuários do Centro de Saúde (CS) Santa Odila, na Região Sul de Campinas, assiste a uma sessão de cinema às 14h30 no Shopping Galleria, nesta quarta-feira, dia 29. O evento faz parte de uma série de ações com o tema "Melhore sua qualidade de vida", promovidas pela unidade para marcar o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 27 de setembro.

O ônibus que vai transportar os espectadores sai da base do Corpo de Bombeiros do Jardim das Oliveiras, na rua Constantino Soriani, 585, às 12h30 e volta do shopping às 16h30. O grupo escolheu assistir ao filme brasileiro Irmãos de Fé, com participação do padre Marcelo Rossi.

De acordo com a agente de saúde do CS Santa Odila, Angela Marta Ziole, muitos dos participantes não freqüentam cinema há muitos anos e por isso decidiram reviver esse momento. Ela informa que os usuários não vão pagar pelos ingressos já que pessoas acima de 60 anos entram de graça às quartas-feiras.

"Essa ação, assim como os passeios promovidos pelo CS e os outros grupos de atividades da unidade, como ginástica chinesa lian gong, ioga, artesanato, reciclagem, pintura em tecidos e mosaico, é parte do trabalho que as equipes do Paidéia fazem para estimular e resgatar a auto-estima dos usuários e que também significa promover boa saúde", diz Angela.

O conjunto de ações ‘extra-consultório’ do Paidéia, principalmente as atividades físicas e de interatividade, segundo a agente de saúde, reforçam o vínculo dessas pessoas com a unidade. "Os participantes nos relatam as melhoras. Aqueles que sentiam dores dizem que percebem um avanço positivo que resulta na redução do incômodo, os que precisavam de muitos remédios já diminuíram a quantidade e, acima disso, todos nos contam que estão mais felizes".

O Dia do Idoso foi lembrado pelo CS Santa Odila também na última terça-feira, dia 21. Durante todo horário de expediente da unidade, os usuários idosos puderam passar por avaliações para o controle e diagnóstico de hipertensão arterial – pressão alta – e diabetes. Após os exames, todos receberam um lanche light.

A comemoração prossegue com a participação do grupo de idosos do CS em um baile, no dia 1 de outubro, das 13h30 às 17h, no antigo prédio do Clube Concórdia, promovido pela Associação dos Idosos de Campinas.

O CS Santa Odila é referência para 20 mil habitantes, 20% deles têm mais de 60 anos, de 14 bairros da região Sul da cidade.Para cobrir essa área a unidade conta com duas equipes do Paidéia Saúde da Família, as equipes sol e lua. Por dia, na unidade, são acolhidas e atendidas 400 pessoas.

O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda feira a sexta-feira, na rua Beato Marcelino Champagnat, 187, no Santa Odila. Os telefones são 3234-0905 ou 3276-9716. O CS conta com Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se sempre na terceira quinta-feira do mês, às 16h, na própria unidade.

Volta ao índice de notícias