Saúde ensina crianças sobre como prevenir a dengue com teatro de fantoches

29/09/2004

Talita El Kadri

Crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Celisa Cardoso do Amaral, na Vila João Jorge, receberam hoje, 29 de setembro, às 14h, a segunda visita da equipe do Centro de Saúde (CS) Faria Lima, na Região Sul. Os profissionais transmitem conhecimentos sobre dengue, o mosquito transmissor e orientam sobre as formas de prevenção da doença por meio da apresentação de fantoches.

De acordo com a agente de saúde do CS Faria Lima, Lídia da Silva Pimenta, os trabalhos estão sendo promovidos nas escolas da região de abrangência do Faria Lima devido ao aumento de números de casos de dengue nessa época do ano e têm gerado bons resultados. "As crianças levam para casa tudo que aprendem e tornam-se um veículo eficaz para disseminar as mais importantes orientações sobre a dengue", diz.

Ela informa que o teatro e as informações levada às crianças são fruto do trabalho da equipe de saúde do CS, que produziu desde os textos dos personagens até os próprios bonecos. A professora da Emei Celisa Cardoso do Amaral, Aparecida Fátima Munhoz Saldiba, afirma que os alunos participam ativamente das apresentações, interagem com os personagens e colocam em prática aquilo que aprendem. "As ações da equipe de saúde complementam e consolidam as atividades que desenvolvemos com as crianças visando combater a dengue".

Segundo ela, após a apresentação dos agentes de saúde, professores e alunos fazem um arrastão no colégio em busca de criadouros do mosquito, ou seja, de recipientes que podem acumular água e servir de abrigo para o Aedes Aegypti. "Os alunos nos contam que fazem o mesmo em casa e, assim, temos certeza da importância de promover trabalhos educativos e contínuos sobre o tema", afirma a professora.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza.. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde. Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue.

O teatro de fantoches do CS Faria Lima já foi à Emei Carlos Zink, no São Bernardo, Escola Júlio Chevalier, na Vila Industrial, à Casa da Criança Paralítica e na própria Emei Celisa Amaral. A unidade, que é referência para 70 mil habitantes de sete bairros da região Sul de Campinas, continua com o trabalho de combate à dengue em escolas durante os meses de outubro e novembro.

Confira as próximas ações:

04/10 - Escola Vítor Meireles (São Bernardo) - vídeo e palestra (tarde)
06/10 - Escola Vítor Meireles (São Bernardo) - vídeo e palestra (tarde)
18/10 - E. E. José Maria Matosinho (São Bernardo) - palestra e vídeo (manhã)
20/10 - E. E. José Maria Matosinho (São Bernardo) - palestra e vídeo (tarde)
25/10 - Escola Sebastião Nogueira (São Bernardo) - vídeo e palestra (manhã)
27/10 - Escola Sebastião Nogueira (São Bernardo) - vídeo e palestra (tarde)
08/11 - Escola Geni Rodrigues (São Bernardo) - vídeo e teatro de fantoches (manhã)
10/11 - Escola Geni Rodrigues (São Bernardo) - vídeo e teatro de fantoches (tarde)

Volta ao índice de notícias