Saúde vacinou mais de 22,9 mil animais na 1ª etapa da Campanha contra a Raiva Animal

05/09/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 21,3 mil cães e 1,6 mil gatos no último final de semana, 3 e 4 de setembro, na Região Sudoeste da cidade durante a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, segundo dados da Vigilância em Saúde (Visa) divulgados nesta segunda-feira, 5.

"Vacinamos 3% a mais que em 2004 e, no geral, o resultado foi bom, embora a meta estabelecida pelo município seja vacinar 5% a mais em relação ao ano anterior", diz o médico veterinário Cláudio Luiz Castagna, da Visa Sudoeste. Em 2004, foram vacinados 20,7 mil cães e 1,5 mil gatos na Região Sudoeste.

"Pelo fato da população de animais ser muito flutuante, avaliamos o sucesso da vacinação muito mais pelo incremento em relação à campanha do ano anterior do que pelo índice de cobertura total", informa o veterinário. Mas, apesar da meta não ter sido atingida, o que conta, segundo Cláudio, é que a cobertura alcançada é suficiente para impedir a circulação do vírus rábico na população canina e felina.

O veterinário afirma, ainda, que quanto menor o percentual da população de gatos e cães imunizada maior é a chance do animal adoecer e transmitir a doença para o ser humano e informa que a raiva apresenta 100% de letalidade em todas as pessoas expostas ao vírus, que não receberem tratamento e apresentarem os sintomas. A morte acontece num período de 4 a 8 dias.

"A vacinação anti-rábica canina e felina é a única forma de proteger homens e animais contra a doença. E é responsabilidade do proprietário vacinar seu animal todos os anos contra a raiva. As doses são de graça" diz Cláudio.

Ele acrescenta que moradores da Sudoeste que não puderam levar seus animais para serem vacinados no final de semana passado, devem levá-los para tomar a dose no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que é posto de vacinação permanente, ou nas próximas etapas da Campanha que, agora, ocorrem nas regiões Norte (10 e 11 de setembro), Noroeste (17 e 18 de setembro), Sul (24 e 25 de setembro) e Leste (8 e 9 de outubro), respectivamente. De acordo com Cláudio, o acesso mais fácil para quem perdeu a primeira etapa é durante a vacinação na Noroeste e Sul, regiões que fazem limite com a Sudoeste.

No próximo final de semana, dias 10 e 11 de setembro, a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal acontece na Região Norte de Campinas, onde a expectativa é vacinar 17,2 mil cães e 1,7 mil gatos.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias