Saúde faz trabalho intensivo contra dengue na área do Orosimbo Maia

06/09/2005

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por intermédio da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, iniciou na manhã da última segunda-feira, 5 de setembro, um trabalho de prevenção e controle da dengue na área do Centro de Saúde (CS) Orosimbo Maia, referência para cerca de 30 mil pessoas moradoras da Região Sul da cidade.

Ao todo são 30 técnicos entre agentes de saúde e supervisores de controle ambiental que visitarão todas as residências da área a fim de verificar as condições das caixas d'água e dar informações sobre a doença e sobre o ciclo do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue.

Além da parte educativa, os técnicos vão também, junto com os moradores, limpar e colocar telas de proteção nas caixas d'água. "As tampas das caixas d'água ressecam com o sol e acabam rachando, favorecendo a entrada do mosquito pelas frestas", explica a bióloga da Visa Norte, Heloísa Girardi Malavasi.

O trabalho será realizado durante todo este mês, das 8h às 16h. Os bairros a serem visitados são Jardim Itatiaia, São Fernando, Vila Orosimbo Maia e Jardim Santa Eudóxia. As atividades tiveram início na manhã da última segunda-feira no Núcleo Residencial Jardim Itatiaia. Segundo Heloísa, a tática é começar pelos arredores até chegar ao núcleo da região.

Até semana passada, trabalho semelhante foi realizado pela Visa Sul na abrangência do Campo Belo, Oziel e Monte Cristo, áreas consideradas de risco.

De acordo com Heloísa, o pessoal de prevenção à dengue retorna periodicamente aos bairros visitados para reforçar o trabalho. "Como o ciclo do mosquito é semanal e de até cinco dias se estiver muito calor, é necessário um trabalho bem dinâmico", diz a bióloga.

Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, a cidade enfrenta surtos epidêmicos de dengue há nove anos consecutivos, sendo que o maior número de casos - 1,4 mil casos -, foi registrado em 2002. Em 2003, houve 450 confirmações e, no ano passado, 24. Este ano, foram registrados 108 casos, sendo que as áreas do Jardim Rosália, na região Norte, e do São Domingos, na região Sul, registraram o maior número de ocorrências.

Os sintomas da dengue são febre e dores de cabeça, no corpo e atrás dos olhos. O doente pode apresentar também dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao sinal de qualquer desses sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Cláudia Xavier – jornalista do Departamento de Comunicação da Prefeitura
Especial para o Portal da Saúde