Vacinação contra a raiva na Região Norte de Campinas prossegue até sexta-feira, 16

13/09/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas prossegue com a vacinação contra a raiva em gatos e cães até sexta-feira, 16 de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Região Norte da cidade num posto fixo instalado na rua Frei Manoel da Ressurreição, 444, na sede do Distrito de Saúde Norte. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal que ficou abaixo da meta na segunda etapa da Campanha, ocorrida no último final de semana naquela área do município.

Segundo relatório preliminar, divulgado ontem, 12 de setembro, pela Vigilância em Saúde (Visa) Norte, foram vacinados 14.748 cães e 1.487 gatos, sendo que a meta era atingir pelo menos 17.200 cães e 1.700 gatos. Postos como os dos Centros de Saúde Aurélia, Eulina, Barão Geraldo, Anchieta e Boa Vista vacinaram menos que em 2004.

"A vacinação atingiu 81% da população canina e 54,95% da população de gatos. Embora seja um bom percentual, é preciso levar em conta que a cobertura do município de Campinas sempre atinge a média de 90%. Portanto, estamos abaixo do índice da cidade", diz a médica veterinária Tosca de Lucca Benini, da Visa Norte.

Segundo ela, é preciso considerar, ainda, que o número absoluto de animais vacinados caiu em relação ao ano passado, enquanto a expectativa era de imunizar pelo menos 5% a mais, já que de um ano para outro há o crescimento da população. Além disso, também é necessário ponderar que a população canina da maneira como é calculada fica subestimada em algumas localidades. "Isto nos preocupa, já que o índice de animais não vacinados pode ser ainda maior", afirma Tosca.

A veterinária diz que um dos fatores que podem explicar a baixa adesão à campanha é o fato de este ano já terem sido feitas duas ações de bloqueio contra a raiva na área de Barão Geraldo. "Nestas ações, imunizamos um número grande da animais e, com isso, as pessoas desenvolvem o raciocínio, incorreto, de que por terem vacinado seu animal numa ocasião anterior recente, não é necessário mais uma dose. Mas este raciocínio, reforço, é equivocado", diz.

Segundo Tosca, é preciso que a comunidade entenda a importância da vacina e a necessidade de imunizar gatos e cães na campanha, independente dos animais terem tomado várias doses anteriormente e mesmo nas ações de bloqueio neste ano. "Esta é uma área de risco por estarmos confirmando casos de raiva em morcegos e quanto menor o percentual da população de gatos e cães imunizada maior é a chance do animal adoecer e transmitir a doença para o ser humano", afirma.

A veterinária informa que a raiva apresenta 100% de letalidade em todas as pessoas expostas ao vírus, que não receberem tratamento e apresentarem os sintomas. A morte acontece num período de 4 a 8 dias. "A vacinação anti-rábica canina e felina é a principal forma de proteger homens e animais contra a doença. E é responsabilidade do proprietário vacinar seu animal todos os anos contra a raiva. As doses são gratuitas" informa Tosca. O último caso de raiva em humano em Campinas foi registrado em 1981.

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal de 2005 começou na Região Sudoeste, nos dias 3 e 4 de setembro, com a imunização de 21,3 mil cães e 1,6 mil gatos. A segunda etapa ocorreu na Norte e, no próximo final de semana, dias 17 e 18 de agosto, a vacinação será na Região Noroeste. A expectativa é vacinar, nesta fase, 20,2 mil cães e 1,7 mil gatos. Na seqüência, a campanha ocorrerá nas regiões Sul e Leste. Informações sobre postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156 ou pelo site www.campinas.sp.gov.br/saude

Vacinação na Noroeste (dias 17 e 18 de setembro)

Confira onde vão estar os postos de vacinação:

Sábado: Campos Elíseos, Jardim Garcia, Ipaussurama, Perseu Leite de Barros, Parque Tropical, Jardim Novo Londres Jardim Roseira, Satélite Íris 1, Vila Castelo Branco, Jardim Paulicéia, Vila Padre Manoel da Nóbrega e Jardim Londres.

Domingo: Jardim Florence, Jardim Rossin, Nova Esperança, Princesa D´Oeste, Satélite Íris 3, Residencial Cosmos, Monte Alto, Parque Itajaí, Parque Valença, Jardim Santa Rosa, Jardim Novo Maracanã, Jardim Lisa, Jardim Santa Clara, Parque Floresta, Campina Grande Residencial São Luís e Residencial São Bento.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias