Parque Cidade e San Martin recebem ação contra a dengue nesta quarta-feira, 14

13/09/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promove nesta quarta-feira, 14 de setembro, a partir das 8h, megaoperação de combate a dengue no Parque Cidade e San Martin, na abrangência do Centro de Saúde (CS) São Marcos, Região Norte do município.

A estratégia incorpora combate ao vetor – o Aedes aegypti – com remoção e inviabilização dos criadouros, ações de educação em saúde e, no caso de pessoas com sintomas compatíveis com os de dengue, encaminhamento para avaliação e coleta de exame no Centro de Saúde.

Para as atividades vão ser mobilizados 19 agentes comunitários de saúde, dois supervisores de controle ambiental e dois ajudantes de controle ambiental. Além disso, a ação vai contar com a parceria da Ecocamp para o transporte dos criadouros para o aterro sanitário.

Segundo o supervisor de controle ambiental Roberto Alves de Oliveira, responsável pela área do São Marcos, os dois bairros foram escolhidos para o arrastão por apresentarem índice elevado de infestação do Aedes aegypti e acúmulo de materiais recicláveis e de pneus. "A área, portanto, tem condições de risco para dengue", diz Roberto.

Segundo o médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, nos trabalhos em campo, as equipes que atuam no controle da dengue observam que há, por parte da população, uma reposição rápida de criadouros. Por isso, mais uma vez, a Secretaria de Saúde orienta as pessoas a inviabilizar qualquer recipiente que possa acumular água e a dispor corretamente criadouros ou colocá-los em local livre da chuva.

A Secretaria informa ainda que é necessário incorporar hábitos como desobstruir sujeiras de calhas, remover água acumulada das lajes, usar ralos abre e fecha ou, na impossibilidade, colocar água sanitária. A caixa d´água tem que estar bem vedada ou seja a tampa deve ser ajustada e sem presença de trincas. Outro cuidado com este recipiente é com relação ao respiro ou ladrão que tem que estar vedado também (com um pedaço de espuma ou uma tela). Os pratos de vaso precisam estar justapostos ao tamanho da planta ou furados.

André afirma que não existe temporada de dengue e que o combate aos criadouros precisa ser cotidiano, independente de estar frio ou calor ou de fazer chuva ou estiagem. "A incidência é maior no período do verão, quando chove e faz calor, mas a dengue ocorre durante todas as estações. Por isto, o combate precisa ser diário ao longo do ano. Além disto a comunidade precisa ser parceira", diz o sanitarista.

Dados. Campinas enfrenta surtos epidêmicos de dengue há nove anos consecutivos, sendo que o maior número de casos – 1,4 mil casos -, foi registrado em 2002. Em 2003, houve 450 confirmações e, no ano passado, 24. Este ano, foram registrados 108, sendo que as áreas do Rosália, Região Norte, e do São Domingos, Região Sul, registraram o maior número de ocorrências.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. A pessoa com a doença também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias