Equipe visitou mais de 500 residências em ação contra a dengue no Parque Cidade e San Martin

14/09/2005

Uma equipe de 25 profissionais da Secretaria de Saúde de Campinas visitou mais de 500 residências, telou dezenas de recipientes de água e orientou centenas de moradores dos bairros Parque Cidade e San Martin, nesta quarta-feira, 14 de setembro, durante uma megaoperação de combate a dengue na área do Centro de Saúde (CS) São Marcos, Região Norte do município. A ação contou com apoio da Ecocamp.

Nestes bairros, a infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e a disponibilidade de materiais que podem servir como criadouros, principalmente recicláveis e pneus, é grande, conforme apontou a última pesquisa realizada pela Vigilância em Saúde (Visa) Norte, em agosto. "Por isso, com o objetivo principal de remover criadouros e orientar a comunidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o arrastão de hoje", disse Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle Ambiental da Visa Norte.

Segundo ele, o enfoque das ações foi para a questão educativa, com o objetivo de conscientizar o morador sobre os riscos da dengue e a necessidade da colaboração de todos nos cuidados com o ambiente. "São medidas que o cidadão precisa incorporar no seu dia-a-dia e que reduzem o risco não somente da dengue mas de outras doenças como leptospirose, entre outras", afirmou o supervisor.

A dona de casa Maria Aparecida Lopes Faria, de 59 anos, foi uma das moradoras do Parque Cidade a receber a equipe durante o arrastão. "Eles vêm sempre aqui, olham as plantas e me orientam sobre os cuidados com o quintal, caixa d´água, vasilha do cachorro, lixo. Acho muito bom, gosto de aprender e o mais importante é que protege a minha saúde e a saúde da minha família", disse.

De acordo com a agente de saúde Regina Kelly Martins, que integra a equipe do Centro de Saúde do São Marcos e atuou no arrastão, a receptividade da comunidade no geral é boa. "O pessoal aceita bem e a maioria já nos conhece, condição que facilita e agiliza o trabalho", afirmou.

Um dos moradores que recebeu a visita de Kelly foi Klaus Alves de Sousa, do Parque Cidade, que mostrou ter incorporado bem as orientações. "Ela explicou o que tenho que fazer, que cuidados devo tomar para evitar os mosquitos. Cada um tem que fazer a sua parte", disse.

Os sintomas da dengue são febre, dores de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o serviço de saúde rapidamente. Este ano, em Campinas, foram confirmados 108 casos de dengue, com maior número de ocorrências nas áreas do São Domingos, na Região Sul, e do Rosália, na Região Norte.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias