Prefeitura iniciou nesta quinta-feira, 15, reforma do Centro de Controle de Zoonoses

15/09/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira, 15 de setembro, as obras de reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A construção está orçada em R$ 473 mil reais, sendo R$ 394 do Ministério da Saúde e R$ 79 mil de contrapartida da Prefeitura. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em 300 dias.

Durante as obras, todas as atividades desenvolvidas pelo CCZ vão ser mantidas, com exceção da análise dos animais suspeitos de raiva que precisam de observação, que passa a ser efetuada no CCZ de Hortolândia. A coleta de amostras para pesquisa de vírus rábico também passa a ser efetuada com apoio de Hortolândia.

A reforma e ampliação da unidade inclui modernização dos canis de apreensão e de observação, da sala de necropsia e da área de manutenção de grandes animais. "Essas modificações foram programadas para facilitar a alimentação dos animais e higienização dos abrigos. E também vão proporcionar condições mais adequadas para o acolhimento do animal durante o período em que ele permanecer apreendido, conforme prevê a lei", diz Edison Martins da Silveira, coordenador do Distrito de Saúde Norte, ao qual está ligado o CCZ.

Também está prevista reforma e adequação do sistema de captação, drenagem e tratamento dos resíduos e adequação das instalações para garantir as condições de saúde do trabalhador. O objetivo, de acordo com Edison, é proporcionar mais segurança e minimizar riscos de acidentes, de doenças por esforço repetitivo e por outras condições inadequadas. As modificações na unidade incluem, ainda, reforma da área administrativa e adequações no refeitório e centro cirúrgico.

Segundo a Secretaria de Saúde, o projeto de reforma e ampliação do CCZ foi elaborado por uma equipe técnica da pasta com participação de servidores da unidade, obedecendo todas as exigências previstas na legislação vigente.

Saiba sobre o CCZ. O Centro de Controle de Zoonoses é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde, mantido com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como função principal o controle e prevenção das zoonoses – doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem como leptospirose, raiva, leishmaniose, febre maculosa entre outras.

Além disso, participa do sistema de vigilância em saúde, faz controle e prevenção de animais da fauna sinantrópica, desenvolve atividades como apreensão de animais pequenos e de grande porte em vias públicas, promove controle da população urbana de animais e atividades educativas sobre posse responsável de animais domésticos de estimação.

A equipe do centro também atua no controle de pragas urbanas como ratos, escorpiões e baratas, desenvolve campanha contra a raiva animal e é posto permanente de vacinação contra a raiva e de doação de animais. O CCZ ainda oferece treinamento a profissionais de saúde no manejo de animais e controle das zoonoses e presta apoio a todos os serviços de saúde do município e de outras cidades da Região Metropolitana de Campinas.

A unidade, que conta com uma equipe de aproximadamente 70 profissionais, entre veterinários, biólogos, técnicos de várias áreas afins e pessoal administrativo, também possui um laboratório que faz identificação de larvas do mosquito da dengue e de espécies de morcegos, carrapatos, arranhas, entre outros animais.

Denize Assis