Jardim São Fernando recebeu ação contra a dengue nesta sexta-feira, 16

16/09/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, promoveu nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, operação de combate à dengue no Jardim São Fernando. O trabalho é a segundo de uma série de ações para o controle da doença que estão sendo realizadas todas as sextas-feiras de setembro na área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Paranapanema, Região Sul da cidade. O balanço das atividades de hoje será divulgado na próxima sexta, dia 23, ocasião em que as atividades ocorrem no Jardim Santa Eudóxia e Vila Lemos.

Na semana passada, durante a primeira etapa da operação, ocorrida também no São Fernando, a equipe de saúde removeu 1,5 mil quilos de materiais que podem servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Os agentes comunitários de saúde visitaram mais de 400 residências e orientaram moradores sobre a doença, sintomas, formas de prevenção e quando procurar a equipe de saúde.

Segundo Adriana Regina de Oliveira, supervisora de controle ambiental da Visa Sul, as áreas que já foram e as que serão trabalhadas foram escolhidas com base na ocorrência de casos, na infestação do mosquito – constatada nas pesquisas de índice de Breteau – e no volume de criadouros identificados pelos agentes comunitários de saúde durante as ações em campo.

"No São Fernando, embora não tenham sido registrados casos, muitas pessoas costumam recolher material para reciclagem. Neste processo, acumulam coisas que não servem para nada e que ficam amontoadas no quintal, transformando-se em criadouros. Também é muito freqüente na comunidade o acúmulo de pneus. Estes elementos, somados ao resultado da pesquisa de índice de Breteau, nos levaram a classificar esta como uma das áreas a serem trabalhadas", afirma Adriana.

O médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Visa de Campinas, informa que 60% dos focos de mosquito são verificados nos domicílios e que, por isso, a Secretaria de Saúde investe tanto no trabalho casa a casa. O sanitarista diz que, como não existe vacina contra a dengue, um dos principais meios de combate à doença é o controle do vetor, que é o Aedes aegypti.

André informa, ainda, que existem situações epidemiológicas em outros países, como na Malásia e Tailândia, em que a incidência da dengue é tamanha que a doença chega a ser uma das principais causas de mortalidade infantil. "Em Campinas e no Brasil como um todo temos que atuar para que isso não ocorra, para que a dengue não se torne endêmica. É com esta diretriz que estamos trabalhando", afirma.

Segundo a Secretaria de Saúde, Campinas enfrenta surtos epidêmicos de dengue há nove anos consecutivos, sendo que o maior número de casos - 1,4 mil casos -, foi registrado em 2002. Em 2003, houve 450 confirmações e, no ano passado, 24. Este ano, foram registrados 108 casos, sendo que as áreas do Jardim Rosália, na região Norte, e do São Domingos, na região Sul, registraram o maior número de ocorrências.

Os sintomas da dengue são febre e dores de cabeça, no corpo e atrás dos olhos. O doente pode apresentar também dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias